Caderno de Prova

O Que É Amplitude de Controle?

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Um princípio básico do processo de organização diz respeito à definição do número de subordinados sob responsabilidade de cada gestor. Esse princípio é conhecido como: amplitude de controle.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: O conceito de amplitude de controle está relacionado com a quantidade de pessoas que cada executivo de uma organização consegue dirigir de forma adequada. Assim, é correto afirmar que uma consequência objetiva da maior amplitude de controle é: a redução dos custos.

Quanto menor a amplitude de controle, mais alta e verticalizada será a estrutura organizacional, logo haverá prejuízo na comunicação vertical, que será mais lenta. No caso da questão, a amplitude de controle maior produz uma estrutura mais baixa, achatada, o que leva a um número menor de níveis hierárquicos e consequentemente uma comunicação mais direta entre os níveis mais baixos e os mais altos.

Fonte: Chiavenato. Adm Geral e Pública (p. 361).

QUESTÃO CERTA: Uma organização na qual a autoridade decisória localiza-se próxima aos níveis gerenciais mais elevados e onde há um grande número de funcionários subordinados a um só supervisor caracteriza-se como uma organização centralizada e de alta amplitude.

A amplitude de controle é um conceito relacionado com o tamanho da equipe que cada chefe deve controlar e monitorar. Assim sendo, se um chefe comanda cinquenta pessoas, ele tem uma amplitude de controle grande. Já se o chefe comanda apenas duas pessoas, sua amplitude de controle é menor. De acordo com Schermerhorn, a amplitude de controle se relaciona com o número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.

A centralização e a descentralização (seu efeito contrário) são conceitos relacionados com o poder de tomada de decisão. Se em uma organização o chefe toma quase todas as decisões, ela é centralizada. Já a descentralização acontece quando a autoridade para tomar decisões está espalhada por toda a organização.

QUESTÃO CERTA: A localização da autoridade de decisão gerencial próxima dos níveis hierárquicos do topo é um princípio da centralização de estruturas organizacionais.

A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. A amplitude é alta quando possui vários funcionários subordinados e poucos níveis hierárquicos.

Centralizada por que nessas estruturas o poder de decisão fica restrito a cúpula da organização, já que não há muitos níveis hierárquicos e pouca descentralização.

Segundo Oliveira (2010, p. 196) “Centralização é a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa. ”

“A centralização consiste na redução dos centros de decisão, localizando-os próximos à alta administração. As decisões são, então, transmitidas por meio de ordens expressas, emanadas de um único centro: a sede, a diretoria, enfim, a administração estratégica (primeiro nível administrativo). ” CURY, 2009

Vantagens:

Desvantagens:

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações com estruturas fortemente descentralizadas, embora haja distanciamento dos gestores na tomada de decisão, é evidente a redução tanto de custos operacionais quanto da duplicidade de esforços.

A redução de custos operacionais e da duplicidade de esforços é vantagem da Centralização, e não da descentralização.

Se você descentraliza pode ocorrer a duplicidade de esforços (um advindo do chefe e outro esforço oriundo do subordinado). Se você centraliza o esforço pode ficar limitado a uma única pessoa (evitando a duplicação). O examinador trocou centralizada por descentralizada, tornando o item errado. Igualmente, na centralização (tudo para um único sujeito) não precisamos gastar dinheiro com canais de comunicação, por exemplo – já que não há com quem se comunicar. Se você descentralizar, terá que incorrer nesse tipo de despesa, por exemplo.

QUESTÃO CERTA: Determinado cartório passou por uma profunda reestruturação organizacional e alguns níveis hierárquicos intermediários foram eliminados. Uma das características das organizações achatadas é que: as decisões são tomadas mais prontamente, o que permite maior rapidez em responder aos clientes.

A organização achatada tende a ser mais descentralizada o que permite maior autonomia para a galera de baixo, as decisões são tomadas prontamente, e isso permite que os clientes tenham seus problemas rapidamente resolvidos, seria mais lento se eles tivessem que esperar a informação chegar no topo.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Em termos de amplitude administrativa, uma estrutura alta se refere à amplitude estreita e elevado número de níveis hierárquicos.

QUESTÃO CERTA: Amplitude de controle ou administrativa refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. Quanto maior o número de subordinados por chefe, menor será o número de níveis hierárquicos, e vice-versa.

QUESTÃO CERTA: O diretor deseja alterar a estrutura da empresa para aumentar a amplitude de controle e diminuir níveis hierárquicos. Segundo sua visão, era muito caro e ineficiente manter um número grande de gestores com poucos subordinados. Dessa forma, após a mudança promovida pelo gestor, a empresa passará a apresentar uma estrutura organizacional horizontal.

Organização Achatada (ou HORIZONTALIZADA):

– Amplitude de controle é grande;

– Poucos níveis hierárquicos;

– Formato horizontalizado;

– Menores custos administrativos, pois há menos administradores para cuidar de mais pessoas

QUESTÃO ERRADA: A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.

Amplitude de controle: é o número de subordinados que um chefe pode supervisionar. Em tarefas simples e rotineiras esse número pode sim ser ampliado por não precisar de uma maior supervisão de seus líderes ou chefes, ao contrário de tarefas complexas que devem ser reduzida a amplitude de controle para que chefes ou líderes possam melhor supervisionar sua equipe. Na questão deve ser AUMENTADA nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.

A amplitude de controle refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude de controle, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.

QUESTÃO CERTA: Estabelecer a amplitude de controle ou a amplitude de comando significa definir a quantidade de pessoas subordinadas a um cargo gerencial.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Suponha que a IMBEL, após a realização de concurso público, nomeie todos os aprovados no processo seletivo, permitindo que cada chefe de departamento da empresa receba, em média, vinte novos funcionários para suas equipes de trabalho. Com base nos entendimentos sobre estrutura organizacional, é correto afirmar que essa situação permitirá: um aumento da amplitude de controle.

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: Um órgão público decidiu rever sua estrutura organizacional, como forma de dar suporte a novas orientações relativas à sua missão institucional. Um grupo foi designado para desenhar a nova estrutura. Nesse processo de definição da estrutura organizacional, será preciso tomar decisões acerca de elementos básicos, tais como: amplitude de controle.

Advertisement
Sair da versão mobile