FGV (2017):
QUESTÃO CERTA: Uma empresa do ramo de alimentos lançou recentemente uma linha de pratos congelados em porções individuais. Segundo o diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira”. A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, na definição de sua estratégia de mercado, por um fator do ambiente: contextual.
O Ambiente Contextual corresponde ao conjunto amplo e complexo de fatores externos à organização que a influenciam, geralmente de forma indireta. Sendo eles:
-Fatores demográficos: A demografia refere-se a variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.
-Fatores socioculturais: Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.
-Fatores Econômicos: A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre outros.
-Fatores Políticos Legais: São todas as variáveis que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.
-Fatores Tecnológicos: Traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações.
Referência: SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração. Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008.
IESES (2015):
QUESTÃO CERTA: O ambiente organizacional é o conjunto de forças, tendência e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm o potencial para influenciar o desempenho organizacional. Sobre o ambiente organizacional é correto afirmar: A análise do ambiente contextual deve levar em consideração os fatores demográficos, socioculturais, econômicos, legais e tecnológicos.
Instituto AOCP (2019):
QUESTÃO CERTA: Na análise do ambiente organizacional, são considerados os ambientes interno e externo. Assinale a alternativa que apresenta os substratos do ambiente externo: Ambiente contextual e ambiente operacional.
Ambiente Contextual refere-se ao conjunto de forças ou instituições de caráter político, social , tecnológico ou econômico cuja empresa não mantem uma relação\controle de forma direta , mas que afeta da mesma forma a instituição, mesmo que de forma menos intensa. Podemos exemplificar como membros de tal ambiente fatores demográficos , socioculturais, econômicos , político legais.
O Ambiente Operacional é definido como o conjunto de componentes externos objetivos , de forma que a organização interage diretamente à partir de transações de fluxo. Clientes, fornecedores , concorrentes , grupos reguladores , grupos de interesses especiais estão englobados neste ambiente.