Última Atualização 23 de janeiro de 2022
Principais características da Administração Pública Gerencial:
Núcleo estratégico
A propriedade deve ser necessariamente estatal. Sua gestão deve ser um misto de administração burocrática e gerencial;
Atividades exclusivas
A propriedade também deve ser somente estatal. Sua gestão deve ser gerencial;
Serviços não-exclusivos
Neste caso a propriedade ideal é a pública não− estatal. O tipo de gestão recomendado também é o gerencial;
Produção de bens e serviços para o mercado
A propriedade privada é a regra. O tipo de gestão também é o gerencial.
QUESTÃO CERTA: O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado redefiniu a forma de atuação do Estado, de acordo com setores claramente identificados, entre os quais o denominado “núcleo estratégico”, que corresponde: ao governo, em sentido lato, responsável pelo planejamento e formulação das políticas públicas.
QUESTÃO CERTA: A administração pública gerencial brasileira envolve quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado, os serviços não exclusivos do Estado e a produção de b ens e serviços para o mercado.
QUESTÃO ERRADA: A perspectiva de reforma do Estado moderno subdivide a administração pública em quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas, os serviços não exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado. Nessa perspectiva, considera-se que as agências reguladoras pertencem ao setor do núcleo estratégico.
Negativo. As Agências Reguladoras estão no segundo nível, as atividades exclusivas.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.