Caderno de Prova

O Que É A Trilogia de Juran E O Ciclo PDCA?

QUESTÃO CERTA: Os processos da Trilogia de Juran são: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoramento da qualidade.

QUESTÃO CERTA: Joseph Moses Juran, um dos gurus da gestão de qualidade, escreveu o seu nome na história ao ajudar a realizar um importante desenvolvimento das indústrias japonesas no período que sucedeu ao caos da II Guerra Mundial. Para a realização de uma gestão da qualidade eficaz, Juran acreditava que era preciso usar como base três pontos: planejamento, controle e melhoria.

CEBRASPE (2022)

QUESTÃO ERRADA: A abordagem de Deming acerca da gestão da qualidade total é baseada no seguinte tripé: planejamento, controle e melhoria da qualidade.

Foi Juran quem propôs a trilogia da qualidade!

QUESTÃO CERTA: O ciclo conhecido pela sigla PDCA é, provavelmente, a metodologia mais conhecida: da Gestão da Qualidade.

QUESTÃO CERTA: Cunhado por Juran e Gryna, o conceito segundo o qual qualidade é adequação ao uso é amplamente difundido e bem aceito entre os profissionais da gestão da qualidade.

QUALIDADE = DINÂMICA (MUDA AO LONGO DO TEMPO)

QUALIDADE = ADEQUAÇÃO AO USO (CRIADO POR JURAN E GRYNA -1991)

QUALIDADE = CONFORMIDADE ÀS EXIGÊNCIAS (CROSBY)

QUALIDADE TOTAL = QUEM ESTABELECE O NÍVEL (PARÂMETROS) DE QUALIDADE É O CLIENTE – CHIAVENATO

QUESTÃO ERRADA: Uma organização que, ao buscar os melhores resultados, desenvolve ações integradas voltadas ao planejamento, ao controle e à melhoria da qualidade fundamenta-se nos pressupostos estabelecidos por Deming.

Questão cita JURAN e sua Trilogia:

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Uma empresa familiar de prestação de serviços domésticos identifica como seus potenciais clientes casais que trabalham fora. Considerando que essa organização utiliza a trilogia Juran como ferramenta de gerenciamento de qualidade, é correto afirmar que a ação realizada aconteceu na etapa de: planejamento da qualidade.

Fazem parte da trilogia da qualidade de Juran:

Dentre as opções, identificar potenciais clientes se enquadra na fase de planejamento.

QUESTÃO CERTA: A gestão da qualidade nos serviços públicos passa por conceitos de grandes estudiosos, tais como: Juran, desenvolvedor da Trilogia de ênfase na qualidade: do projeto; de conformidade; do serviço de campo. 

Juran também classifica qualidade nas seguintes categorias:

Qualidade do Projeto:

Qualidade de conformidade:

Serviço de campo:

QUESTÃO CERTA: Para Juran, a percepção das necessidades mercadológicas deve ser a mais imediata possível para que se possa satisfazê-las, com maior estabilidade nos resultados. A pouca variação é conseguida pelo uso adequado dos produtos.

QUESTÃO CERTA: A trilogia da qualidade proposta por Joseph M. Juran pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço e está assentada em três processos básicos: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.

Advertisement

JOSEPH JURAN: Entre os principais impactos de seu trabalho, podemos citar a conhecida “trilogia da qualidade” e a mudança do enfoque da gestão da qualidade – saindo do plano operacional para o plano estratégico. A trilogia da qualidade teria os seguintes princípios:

PLANEJAMENTO: teríamos de identificar as necessidades dos clientes; projetar produtos adequados a esses clientes e planejar processos adequados a esses mesmos produtos.

CONTROLE DA QUALIDADE: buscaríamos avaliar o desempenho real da qualidade na organização; comparar esse desempenho com as metas e propor medidas corretivas, quando necessário.

APERFEIÇOAMENTO: determinaríamos o que é necessário para melhorar continuamente a qualidade; definir os projetos de melhoria e detalhar os seus responsáveis, além de treinar, motivar e apoiar as equipes.

QUESTÃO ERRADA: A gestão da qualidade, segundo os pressupostos de Juran, deve ser uma prática arraigada aos valores inerentes à organização, prescindindo de planejamento e controle prévios.

Muito pelo contrário, a gestão de qualidade não prescinde de planejamento (o planejamento é necessário!).

QUESTÃO CERTA: Um programa de gerenciamento da qualidade, além de construir e sustentar uma cultura dedicada a melhorias contínuas, requer dedicação, delegação e participação do topo da liderança.

In the absence of sincere manifestation of interest at the top, little will happen below | Joseph M. Juran

O que Juran, um dos gurus da gestão da qualidade, quis dizer com isso é que se não há manifestação sincera da alta cúpula da organização, pouca mudança ocorrerá nos níveis inferiores.

Advertisement
Sair da versão mobile