Um breve histórico sobre as abordagens de liderança, antes de estudarmos a teoria dos traços.
Abordagens de liderança
Ate 1940: Traços de personalidade
– Liderança Nata;
– As teorias buscavam as características dos bons líderes;
– Nascia líder;
– Nessa teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa;
1940 a 1970: Comportamental
– Liderança pode ser aprendida;
– Foco no estilo do líder;
– Teorias (Grid Gerencial, Estilos Clássicos);
– Vai contra a teoria dos traços de personalidade, pois pode ser aprendida a liderança.
1970 – hoje: Contigencial (Situacional)
– Liderança depende das contingencias do ambiente;
– Teorias (Fieldler, Hersey e Blanchard, Continnum, Caminho – meta);
– Depende da situação, pode ser autocrático, democrático ou liberal.
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: A abordagem por traços identifica atributos de personalidade que configuram um líder, tais como motivação, integridade, autoconfiança, entre outros.
QUESTÃO CERTA: Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido, a primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não líderes, entre as quais traços físicos.
QUESTÃO ERRADA: Segundo as abordagens de traços e competências de liderança, a presença de comportamentos orientados ao trabalho e ao relacionamento interpessoal no modo de agir do líder favorece eficazmente o alcance dos resultados de equipes e organizações.
Em resumo: conforme essa teoria, por meio dos traços e características, é possível identificar um líder, mas não é possível afirmar que ele será eficaz.
QUESTÃO CERTA: Liderança não é uma capacidade inata, mas sim uma competência que pode ser formada por meio de condutas adequadas.
Antes: A teoria dos traços afirmava que a liderança era inata ao indivíduo, ou seja, um líder já nascia sendo líder.
Hoje: A liderança, conhecida como a capacidade de influenciar pessoas, é uma competência que pode ser treinada e desenvolvida em qualquer indivíduo.
Fonte: Profª Kátia Lima.
QUESTÃO ERRADA: A teoria dos traços, que se baseia nas características pessoais do líder, possui elevado impacto nos estudos recentes acerca de liderança e está incluída nas teorias contingenciais.
É uma teoria praticamente superada. Por isso, não possui elevado impacto nos estudos, além de não estar incluída nas teorias contingenciais (como vimos no breve histórico acima).
QUESTÃO CERTA: Qual das afirmações abaixo acerca da liderança melhor designa a Teoria dos Traços? Todo líder nasce líder.
QUESTÃO ERRADA: Abordagens teóricas de liderança que se baseiam em traços de personalidade têm a ver com as características de personalidade dos liderados que podem ser usadas para melhorar o clima organizacional.
Na verdade, personalidade do líder.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria dos traços, determinadas qualidades e características pessoais presentes em um indivíduo são indicativos de que ele poderá ou não vir a ser um líder, mas não determinam se ele necessariamente será bem-sucedido na liderança.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a abordagem comportamental de liderança, o comportamento do líder v em do berço
Na verdade, isso tem a ver com teoria dos traços, e não abordagem comportamental da liderança.
QUESTÃO CERTA: A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.
QUESTÃO ERRADA: Visto que a liderança se refere à influência interpessoal — sendo determinadas características do líder valorizadas, as quais atuam como modelo de comportamento de seus liderados — é correto afirmar que a teoria dos traços de personalidade tem validade científica.
Dizer que a liderança vem de berço é de valor empírico baixíssimo.
QUESTÃO CERTA: A teoria dos traços se concentra nos atributos pessoais, características físicas, mentais e culturais como diferencial para a geração de lideranças.
QUESTÃO CERTA: Teorias baseadas em traços de personalidade visam determinar as características pessoais de bons líderes.
QUESTÃO CERTA: A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade.
FGV (2021):
QUESTÃO CERTA: A Teoria dos Traços tem como base a ideia de que: as características essenciais para a liderança são inatas, não sendo possível o seu aprendizado.
Abordagens sobre liderança
As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em 3 abordagens:
- Traços de personalidade (o que o líder é).
- Estilos de liderança ou comportamentais (o que o líder faz).
- Contingencial ou situacional (como o líder atua).
Abordagem dos traços de personalidade:
- As teorias desse grupo são as mais antigas, com pesquisas iniciadas ainda na década de 1920.
- Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Para essa teoria, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Alguns traços:
- Traços físicos: energia, aparência pessoal, estatura, peso etc.
- Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
- Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
- Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.