Observe algumas informações sobre diferentes teorias sobre liderança, antes de aprendermos sobre a teoria do recurso cognitivo:
Teoria da meta e do caminho: o líder fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas;
Teoria da troca entre líderes e liderados: os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de seus liderados;
Teoria da liderança situacional: percebe a relação líder-liderado de maneira análoga àquela existente entre pais e filhos;
Teoria do recurso cognitivo: o estresse é o inimigo da racionalidade.
QUESTÃO CERTA: Suponha que uma consultoria especializada tenha sido contratada para estudar o comportamento dos líderes de uma empresa pública, visando à melhoria da gestão. Utilizando os conceitos predicados pela Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, identificou que os líderes da empresa pública possuíam, em sua maioria, comportamento diretivo, o que, de acordo com tal teoria: garante eficiência em situações apoiadoras e de baixa tensão, na medida em que o estresse é inimigo da racionalidade.
QUESTÃO CERTA: Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido, A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.
QUESTÃO CERTA: O modelo situacional proposto por Fiedler para explicar a liderança e sua relação com a eficácia dos liderados foi reconceituado, no final da década de 1980, em conjunto com Joe Garcia, gerando a Teoria do Recurso Cognitivo, apresentando, como uma de suas conclusões: Nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Conforme a teoria de liderança desenvolvida por Fiedler, conhecida por Teoria do Recurso Cognitivo, existe o entendimento de que em situações: com tarefas muito complexas, o líder mais inteligente tem o melhor desempenho.