QUESTÃO CERTA: Direção é a função administrativa responsável por promover treinamentos para os funcionários, motivando-os a realizar as tarefas que lhes foram designadas.
Designar pessoas e distribuir tarefas – função direção.
Designar tarefas – função organização.
Dirigir pessoas implica em treiná-las, capacitá-las, fortalecê-las.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Dentre as diferentes funções do processo administrativo, existe aquela conhecida como direção, que está relacionada com: a capacidade de liderar e motivar os funcionários adequadamente.
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta uma prática da função da administração conhecida por direção: Condução da ação dos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais.
QUESTÃO ERRADA: A função direção tem como atribuição a designação das atividades às especificas posições.
Errado. Isso é organização, pois foi dito designar atividades / tarefas.
Designar pessoas e distribuir tarefas – função direção.
Designar tarefas – função organização.
QUESTÃO CERTA: A direção é uma função da administração relacionada com todas as atividades organizacionais que envolvem a interação entre administradores e trabalhadores, buscando orientar os esforços individuais para um propósito comum.
QUESTÃO ERRADO: A função de direção corresponde à metodologia administrativa que orienta a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação de determinado sistema.
Negativo. Isso é organização.
QUESTÃO ERRADA: A direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações.
Negativo. Isso é planejamento.
DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.
A direção é interpretar o planejamento para os outros e dar as instruções, orientar e guiar o comportamento das pessoas na direção dos objetivos a serem alcançados. É uma atividade que exige comunicação, motivação e liderança, pois refere-se a pessoas.
QUESTÃO CERTA: A denominada autoridade de linha é um elemento que, no que concerne às funções do administrador, situa-se na atividade de: direção ou comando, representado o poder do superior de dar ordens e cobrar a execução delas por seus subordinados.
QUESTÃO CERTA: Um dos objetivos da função administrativa de direção é promover o envolvimento das equipes e estimular a motivação das pessoas para o alcance de resultados satisfatórios.
A coordenação (promover o envolvimento das equipes, como descrito na questão) é uma subfunção da função direção. Ela está ligada a ideia de harmonizar as atividades desempenhadas pelas pessoas – exercendo poder sobre as pessoas.
No entanto, designar tarefas é papel da função organização. Por outro lado, distribuir tarefas entre as pessoas é papel da função direção.
Coordenar atividades -> Organização
Coordenar pessoas -> Direção
QUESTÃO ERRADA: A função administrativa de controle relaciona-se diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
“maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização” é retrato da subfunção coordenação (de pessoas) que é parte da função direção.
O trecho da questão foi tirado do livro de Idalberto Chiavenato denominado “Administração Nos Novos Tempos” (página 384), porém o examinador colocou “a função administrativa de controle” em vez de “a função administrativa de direção” (que é como consta em sua obra).
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: No processo administrativo, a tarefa de motivar colaboradores se insere no escopo da função de organização.
A tarefa de motivar colaboradores se insere no escopo da função de direção. A função direção está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos propostos
FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-sefaz-ce-administracao-geral-e-publica/
No processo administrativo, a tarefa de motivar colaboradores se insere na função de direção.
A direção é a função que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejada. A direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles.
FONTE: Gran Cursos.