Estrutura matricial das organizações é um tema para lá de importante e vira-e-mexe cai em provas de Administração. Não a toa veremos um catatau de questões sobre esse tema, para você perceber como ele é cobrado. Antes de iniciar, no entanto, sugiro que você faça uma breve pausa, caso esteja estudando há mais de 30 minutos. Tome um copo d’água, confira as mensagens no whatsapp e volte para a leitura. Mas não demora, tá? É só um intervalo curto – não vai desanimar!
Considerando que você seguiu a nossa dica, vamos ao que interessa e mãos à obra.
Diante de tantas estruturas que uma organização pode assumir, existe aquela chamada “estrutura matricial”. Uma explicação esclarece que:
A estrutura matricial é o resultado de duas outras, a estrutura tradicional por departamentos e a estrutura por projetos ou produtos. Nela há dois tipos de autoridade: uma funcional (representada pelas linhas pontilhadas na hierárquica e pelas linhas cheias). Nesta estrutura, um gerente de projeto ou de produto, deve coordenar os esforços do pessoal pelas diversas áreas da empresa, algumas vezes com pouca autoridade formal.
Muita informação? Vamos com calma. Essa estrutura denominada matricial é a combinação de outras duas. É assim:
Estrutura matricial = estrutura funcional + estrutura de produtos (ou serviços);
ou
Estrutura matricial = estrutura funcional + estrutura de projeto (ou processo).
Ocorre que como ela é a combinação de duas outras estruturas, um colaborador receberá ordens de dois chefes – um de uma estrutura e o outro da outra estrutura. Esse é o principal ponto a ser lembrado.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A estrutura matricial é um modelo híbrido que permite a interação entre áreas, que podem ser por produto, processo ou projeto.
Estrutura Matricial:
Funcional + Projeto/Produto/Processo/ Cliente/Geográfico.
Fonte: Prof. Giovanna Carranza.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO ERRADA: A estrutura matricial deve ser usada somente em empresas que tenham um número elevado de projetos de engenharia.
A estrutura matricial pode ser usada para por quaisquer organizações que possam combinar duas estruturas, uma funcional com uma de produtos ou projetos.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Na organização do tipo matricial, cada departamento segue a orientação de um único chefe ou gerente, e os empregados realizam tanto as atividades rotineiras quanto as temporárias.
Os empregados realizam atividades rotineiras — atividades atribuídas pelos gerentes funcionais— e, geralmente, atividades temporárias — tarefas atribuídas pelos gerentes por projetos. Assim, o funcionário subordina-se a mais de um único chefe ou gerente, violando a cadeia de comando e a coordenação vertical.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A estrutura matricial tem como foco mudar a hierarquia de uma organização.
A estrutura matricial tem por objetivo maior interação interdepartamental, melhorando a comunicação e a produtividade.
JUSTIFICATIVA CEBRASPE: “Nenhuma estrutura organizacional tem como foco mudar a hierarquia. Elas apenas são dispostas conforme a hierarquia de cada modelo correspondente”
Ainda, de acordo com Chiavenato (2004), a ênfase da estrutura matricial recai sobre o produto/projeto/negócio, e não sobre a especialização das funções, tampouco sobre a hierarquia organizacional.
QUESTÃO CERTA: Cada vez mais frequente em organizações contemporâneas, especialmente as mais jovens e vinculadas a setores mais dinâmicos da economia, em muitos casos com foco em inovação, as estruturas organizacionais têm se apresentado de variadas formas. Uma dessas formas combina duas ou mais variáveis, podendo ser áreas funcionais e processos ou produtos, ou ainda projetos, delineando múltiplas “linhas de autoridade” a serem atendidas. O nome dessa estrutura é: matricial.
QUESTÃO ERRADA: Caso o objetivo do gestor de órgão público seja garantir a coesão do grupo e a comunicação entre os seus membros, ele deve evitar adotar a estrutura de departamentalização matricial.
Negativo. Como há dois chefes, fica difícil estabelecer uma coesão na comunicação a partir dessa estrutura . Lembre-se sempre dessa consequência, a quebra da unidade escalar (quebra da regra costumeira de se possuir um único chefe), leva a esse impasse – qual dos chefes acatar?
QUESTÃO CERTA: Considere que uma determinada organização tenha adotado, como modelo de estrutura organizacional, uma estrutura matricial. Isso significa que, entre outras características, tal organização: possui centros de resultados ou órgãos vinculados a projetos, com duração limitada à duração de tais projetos, e outros órgãos de apoio, estes últimos de natureza permanente.
Pois bem. Finalmente chegamos no ponto que eu queria tocar. Centro de resultado é um aspecto que despenca, sobretudo, nas provas da Fundação Caros Chagas (FCC). Não ir para a prova com isso em mente, é o mesmo que entregar um pontinho para o concorrente de mãos beijadas, que pode custar a sua aprovação nas vagas.
Veja a seguinte explicação: “Na estrutura por centro de custos, o gerente tem responsabilidade sobre os desembolsos, já no modelo por centro de resultados, o gestor deve ainda se preocupar com o lucro gerado, com as receitas de cada departamento e com o resultado do todo”.
É como se existissem mini organizações dentro da organização.
QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.
Sim. Trata-se de uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida.
QUESTÃO CERTA: A evolução dos desenhos estruturais organizacionais rumo a uma maior flexibilização resultou em uma estrutura híbrida. Esta estrutura personificada por uma rede de interações entre as equipes, relacionadas aos projetos e também às funções tradicionais, é denominada: matricial.
Viu como essa tônica sempre se repete? É a soma do que a Matricial? Funcional + alguma coisa.
QUESTÃO CERTA: Estruturas Matriciais são constituídas de: agrupamentos simultâneos de pessoas e recursos por função e por produto, representados por eixos verticais e horizontais.
QUESTÃO CERTA: Se determinada empresa, em processo de reestruturação organizacional, decidir pela adoção de uma estrutura matricial, em detrimento da estrutura funcional que vinha utilizando, é correto afirmar que são duas vantagens da nova estrutura cogitada: melhor atendimento aos clientes e melhor cumprimento de prazos e de orçamentos.
Uma explicação:
“A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo”.
QUESTÃO CERTA: A literatura aponta diferentes modelos de estrutura organizacional, entre as quais a denominada Estrutura Matricial, que tem, entre suas características, existência de órgãos com duração limitada a determinado projeto.
Antes de mais nada, todo (a) caderneiro (a) deve estar careca de saber que a principal característica do projeto é que ele tem tempo para acabar. Se a estrutura matricial é um misto de estrutura funcional com estrutura por projeto, está susceptível ao prazo de duração do projeto ao qual está o órgão / secretaria / gerência ligada.
Vejamos algumas informações sobre vantagens da estrutura matricial.
Vantagens:
- Potencializa as vantagens decorrentes da estrutura funcional e da estrutura divisional.
- Pode reduzir a multiplicação e a dispersão de recursos e, com isso, melhorar a eficiência.
- Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.
- Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.
- Promove o conflito construtivo entre os membros da organização.
QUESTÃO CERTA: Na coordenadoria de um determinado órgão público, a opção por uma estrutura matricial, deve-se ao fato de uma das suas principais características consistir em: Interrelacionamento de especialidades.
Correto. Lembra daquela coisa de você ter dois chefes? Você acaba trocando ideias com pessoas de especialidades distintas.
QUESTÃO CERTA: No contexto das estruturas organizacionais modernas e contemporâneas, a que proporciona à empresa condições de flexibilidade e de funcionalidade adequadas para atender às mudanças organizacionais e à sua própria dinâmica, possibilitando a adoção de uma sistemática adaptável de utilização de recursos e de processos de trabalho, para a consecução dos objetivos preestabelecidos, denomina-se estrutura: matricial.
Funcionalidade está ligada à questão da estrutura funcional e flexibilidade à estrutura por projetos, que pode ser descontinuada ou recriada com um piscar de olhos.
QUESTÃO CERTA: Determinada organização que seja estruturada com foco em projetos, com centros de resultados ou órgãos com duração limitada àquela do projeto correspondente, caracteriza-se como do tipo: matricial.
A estrutura matricial traduz uma excelente alternativa, principalmente para as organizações que desenvolvem projetos, não obstante possa também ser utilizada pelas organizações que internalizaram a solução divisionária de produtos. A adoção da organização matricial proporciona à empresa condições de flexibilidade e de funcionalidade adequadas para atender às mudanças ambientais e à sua própria dinâmica, possibilitando a adoção de uma sistemática adaptável de utilização de recursos e de processos de trabalho, para a consecução dos objetivos preestabelecidos.
Fonte: CURY, Antonio. Organização & Métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
QUESTÃO CERTA: As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que: ambas possuem unidades com autonomia, denominadas centros de resultados, porém apenas a matricial possui órgãos com duração limitada, ligados a determinados projetos.
A estrutura divisional é um tipo de estrutura organizacional que agrupa cada função organizacional em uma divisão. … Cada divisão contém todos os recursos e funções necessários para dar suporte a essa linha de produtos ou geografia (por exemplo, seus próprios departamentos de finanças, TI e marketing).
A Matricial, por outro lado, tem essa questão do tempo para acabar quando decorrente de uma estrutura por projetos.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização possua, em sua estrutura, alguns órgãos permanentes e outros de duração limitada e atrelados a projetos específicos do setor em que autua. A opção por esse tipo de estrutura mostrou-se, ao longo do tempo, bastante eficiente, notadamente em função da autonomia concedida a tais órgãos, denominados centros de resultados. Trata-se de estrutura do tipo: Matricial, que tem como uma de suas características, assim como a do tipo Divisional, a apuração de lucros ou prejuízos por centro de resultados.
Como repete isso, não? Guarde para sempre (mesmo quando você não estiver mais estudando para provas).
QUESTÃO CERTA: Entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais, podem ser apontadas a estrutura divisional e também o modelo de estrutura matricial. Este último, embora baseado no modelo divisional, apresenta, como um de seus traços distintivos, ser baseado no conceito de projeto, que constitui um centro de resultado, ou, sob outro prisma, uma unidade (órgão) da estrutura, com duração limitada ao tempo do projeto.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada empresa, de pequeno porte, que atue em uma área específica de mercado – produzindo específico componente eletrônico para montadoras de automóveis – pretenda diversificar a sua produção, passando a produzir outros componentes eletrônicos, de interesse de indústrias que produzem eletrodomésticos. Diante de tal perspectiva, referida empresa decidiu adequar sua estrutura a uma lógica de atuação por projetos, com órgãos de existência limitada à duração de cada projeto, mantendo outros, de natureza permanente, para apoio funcional. De acordo com os modelos descritos pela literatura, o tipo de estrutura adequado para atingir tal escopo consiste na denominada estrutura: Matricial, na qual o projeto se constitui em centro de resultado.
QUESTÃO CERTA: Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem autoridade dual. Trata-se da estrutura: matricial.
QUESTÃO CERTA: A Estrutura Matricial combina a forma eficiente de alocação de recursos da estrutura funcional, com a qualidade e velocidade da tomada de decisão da estrutura divisional.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Em uma estrutura organizacional de linha/staff, a autoridade é dual, ou seja, o colaborador responde a duas autoridades diferentes: o superior funcional e o coordenador do projeto do qual o colaborador faça parte.
Reescrita correta: Em uma estrutura organizacional MATRICIAL, a autoridade é dual, ou seja, o colaborador responde a duas autoridades diferentes: o superior funcional e o coordenador do projeto do qual o colaborador faça parte.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Uma autarquia avalia que vem perdendo efetividade no cumprimento de sua missão institucional. A liderança da autarquia entende que é preciso criar integração entre as áreas da organização e estimular a decisão compartilhada como forma de ganhar flexibilidade e inovar em seus projetos. A autarquia pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das diferentes áreas. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior, é correto apontar: surgimento de conflitos e desequilíbrios de poder.
Características da ESTRUTURA MATRICIAL:
– Estrutura funcional + estrutura de projetos (temporária);
– Não existe unidade de comando (a autoridade é dual); dessa forma, pode dar ensejo ao surgimento de conflitos e desequilíbrios de poder (RESPOSTA).
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que busca combinar as vantagens da estrutura funcional e da estrutura divisional. Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens: menor eficiência operacional; maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas.
FGV (2016):
QUESTÃO CERTA: A forma de organização de projetos que tem como vantagem a alocação de esforço específico para as atividades diretamente relacionadas ao projeto, sem o desvio desse esforço para as atividades administrativas, é a: estrutura matricial.