O Que É a Análise de Processo de Negócios? Se você não sabe é hora de aprender. Para isso, veremos algumas questões que buscam defini-la. Começando por uma da examinadora QUADRIX:
QUESTÃO CERTA: O primeiro passo no estabelecimento de um novo processo ou atualização de um existente é criar um entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio.” Esse período se refere a que etapa do ciclo de vida BPM? Análise de processos.
Uma questão da banca Fundação Carlos Chagas (2015):
QUESTÃO CERTA: A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise: tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.
Uma questão da FUNDATEC:
QUESTÃO CERTA: No ciclo de vida do Business Process Modeling (BPM), há uma de suas fases que tem as seguintes finalidades: (1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados; (2) obter e entender as informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processos, medições de desempenho e mudanças nos ambientes externos; e (3) entender completamente os processos de negócio da organização no escopo considerado. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas abaixo, o nome da fase do ciclo de vida do BPM que tem tais finalidades: Análise de Processos de Negócio.
A palavra chave dessa questão é ‘ENTENDER’
O primeiro passo para definir um novo processo ou atualizar um que já exista é criar um entendimento comum do estado atual (“AS-IS”) do processo e como ele cumpre seus objetivos. Esse entendimento é alcançado através da análise de processos.
Fonte: CBOK v3
Um questão da CEBRASPE (2016) que simplifica e reforça tudo o que vimos até aqui:
QUESTÃO CERTA: A realização da análise de processos é indicada em momentos de introdução e uso de novas tecnologias, de reorganizações corporativas e de percepção da existência de problemas de desempenho.
Observe uma questão da IADES (2017) que toca nessa questão de desempenho (sempre buscado a melhoria de processos):
QUESTÃO CERTA: A análise de processos de negócio é a principal ferramenta para a gestão de: desempenho.
“A análise de processos de negócio procura avaliar a respectiva eficiência e eficácia deles. Eficiência – o processo foi executado gastando a menor quantidade de recursos possíveis. Eficácia – o processo cumpre sua finalidade agregando valor para a organização.
Logo, todas as vezes que fomos introduzir novas tecnologias na organização ou percebemos a existência de problemas de desempenho nos processos conforme ressalta a assertiva, é interessante fazermos uma análise do processo de negócio”.
Para finalizar, uma questão da CEBRASPE (2010):
QUESTÃO ERRADA: A análise de processo de negócio (business process analysis) enfatiza a estrutura organizacional usada para se gerenciar o trabalho. Essa análise não exige que as necessidades dos clientes sejam consideradas de forma explícita.
“A gestão de processos é baseada nas necessidades de seus clientes finais.”
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: Na análise de um processo, devem ser geradas métricas de desempenho que demonstrem se a execução do processo está boa ou conforme o previsto.
A informação gerada a partir da análise de processos inclui: métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo.
Uma análise metódica pode ajudar a compreender a natureza de lacunas de desempenho de processo, por que existem e como a situação pode ser corrigida. Um elemento-chave dessa análise é identificar métricas acionáveis e auditáveis que, com precisão, indiquem o desempenho do processo. Essas métricas permitiram identificar ONDE e COMO um processo deveria ser ajustado.
Conceito de Métrica: é uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos. Métrica representa uma informação. Por exemplo, o número de defeito de produtos pelo número total de produtos produzidos ou erros identificados pelos executores nos primeiros 18 meses de atividade.
Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: Ao analisar um processo, o analista de negócio deve dispor das informações de entrada do processo — que incluem os fornecedores —, mas não necessariamente de informações sobre a saída do processo.
Como a análise de processos proporciona uma compreensão das atividades do processo e os resultados dessas atividades e dos processos em relação à sua capacidade de atender as metas pretendidas, o analista deve considerar as informações sobre a saída do processo.
Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A análise do processo pela perspectiva ponta a ponta permite que os gestores tenham a visão dos problemas, porém não permite que eles saibam onde esses problemas podem iniciar-se, já que isso requer uma análise programada do processo.
Ponta a ponta é a modelagem completa, então é possível saber onde os problemas começam.
A perspectiva ponta a ponta que uma visão de processos oferece permite que gestores compreendam o escopo e o imediato impacto dos problemas e onde eles iniciam. Essa é uma questão-chave na eliminação de problemas ou seu relacionamento com coisas que não podem ser mudadas (tais como uma regulamentação governamental ou uma restrição natural). Ademais, a informação gerada a partir da análise de processos inclui não apenas uma visão do processo na perspectiva interfuncional, mas os papéis e handoffs de cada área funcional no processo.
A análise programada do processo é realizada em resposta a desvios em desempenho de processos ou acionada por eventos externos ou temporais.
Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese