Segundo Maximiano (2000) a base da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg é a premissa de que, em situações de trabalho, somente os fatores intrínsecos (crescimento profissional, auto-realização e crescimento individual) produzem a satisfação, os fatores extrínsecos (salário, benefícios sociais, o trabalho em si) influenciam apenas o estado de satisfação com as condições dentro das quais o trabalho é realizado, eles reduzem a insatisfação.
QUESTÃO CERTA: Devido ao fato de terem maior impacto na melhoria na qualidade de vida, os incentivos financeiros oferecidos aos vendedores são mais motivadores que os incentivos não financeiros.
As bancas dão ênfase na teoria bifatorial, não considerando a teoria da expectância de Lawler que estabeleceu o modelo Estrela (estratégia, estrutura, processos, pessoas e recompensas) e afirmou que nada supera a remuneração financeira na influência da motivação e do sentimento de lealdade.
De fato, os fatores que levam a motivação são intrínsecos, dependendo da pessoa.
QUESTÃO CERTA: A motivação do ganho material, a motivação do reconhecimento social e a motivação interior da realização pessoal são três tipos de motivações consideradas eficazes para que o empregado se comprometa com o trabalho.
1) por ganhos materiais: refere-se ao homo economicus. Nesse caso, a felicidade resulta da posse de bens materiais. Tem enfoque na administração científica e encontra-se na base de muitos modelos de administração, especialmente planos de carreiras e incentivos usados na administração salarial.
2) pelo reconhecimento social: refere-se ao homo social. Nesse conceito, enfatiza-se o lado social e humano da organização. Felicidade e recompensa, nesse caso, é estar bem com seu grupo ou com as pessoas que convive. Seu enfoque está na escola das relações humanas.
3) pela motivação interior da realização pessoal: refere-se ao homo auto-realizador. Encontra base na teoria da motivação intrínseca. Aqui, a recompensa é a felicidade íntima que se alcança com a realização de objetivos ou interesses pessoais
QUESTÃO CERTA: Os sistemas de incentivo, como instrumento da gestão contemporânea, visam: à identificação dos interesses do contratado com os do contratante.
O incentivo não é apenas satisfazer os interesses pessoais do contratado. Tudo é uma via de mão dupla, isto é, possui caráter sinalagmático. Inclusive o salário que você ganha ou a participação nos lucros detém caráter bilateral. O incentivo é a exteriorização da confluência de interesses mútuos, isto é, quando eles se encontram – o empregado atingi a meta e a empresa o seu objetivo (por conta do esforço empreendido pelo seu colaborador). Assim, o empregador expõe ao seu empregado essa “sintonia positiva” entre eles via incentivo: parabéns, aqui está a sua estrelinha para colocar no mural!