Modelo Racional-Legal

0
996

Última Atualização 12 de março de 2021

QUESTÃO CERTA: A uniformização e formalização, por escrito, de rotinas e procedimentos, levando a um maior nível de padronização, redução de custos e de erros, além da profissionalização da administração, são aspectos essenciais de uma das mais importantes Teorias Administrativas. Assinale a alternativa que menciona, correta e respectivamente, a teoria e seu principal autor: Burocracia; Weber.

QUESTÃO ERRADA: Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.

A Teoria da Administração Clássica foi criada por Fayol e não visava ao atendimento humanizado das demandas do cidadão.

QUESTÃO ERRADA: A administração pública burocrática, pautada na gestão por resultados, prioriza manter a proporcionalidade entre a entrada de recursos e os resultados por eles gerados, a fim de alcançar maior eficácia e eficiência institucional.

Perfeito, são os pilares da gestão por resultados. É a resposta da questão.

QUESTÃO CERTA: O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático.

QUESTÃO CERTA: A teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas.

QUESTÃO CERTA: Os modelos de Administração pública que se sucederam apresentam características próprias, que distinguem cada qual dos demais, entre elas: o formalismo e a estrutura hierárquica rígida, próprios do modelo burocrático, aliados à meritocracia, esta também presente no modelo gerencial.

QUESTÃO CERTA: A definição de critérios de seleção, a organização das instituições em hierarquias estabelecidas e os cargos com esfera de competência prevista em termos legais e sujeitos à disciplina são algumas das características do modelo administrativo racional-legal.

QUESTÃO ERRADA: Segundo Weber, as características fundamentais de uma burocracia ideal incluem a divisão do trabalho, a flexibilidade organizacional e a previsibilidade do funcionamento.

QUESTÃO CERTA: O modelo de administração burocrática, segundo os pressupostos de Max Weber, pressupõe certa racionalidade impessoal.

QUESTÃO ERRADA: O modelo racional-legal, pautado na modernização e no gerencialismo, originou-se da administração pública burocrática, que é fundamentada em uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado. 

ERRADO. Modelo racional-legal corresponde à burocracia e não ao gerencialismo. Representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada; 

Surge no final do Sec. XIX com o objetivo de frear a expansão patrimonialista, a partir dos estudos de Weber sobre as formas de dominação. Se propõe implantar um sistema racional-legal.

Atributos do Modelo racional- legal

  • IMPESSOALIDADE

  • ESPECIALIZAÇÃO

  • HIERARQUIA

  • NORMATIZAÇÃO

  • MERITOCRACIA

QUESTÃO CERTA: Para o sociólogo Max Weber, uma das vantagens da burocracia na abordagem estruturalista da administração é a: uniformidade de rotinas e procedimentos.

QUESTÃO CERTA: Nos anos 1930 começa, ainda de forma tímida, uma mudança de padrão no funcionamento do Estado brasileiro. O Estado passa a intervir no processo de produção de bens e serviços e vai saindo de uma forma colonial para um modelo de Estado que privilegia a racionalização, a padronização e a legalidade em todas as áreas de sua atuação, provocando, pela primeira vez, a modernização administrativa. Esse modelo é o: burocrático.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a Abordagem Estruturalista, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da Teoria da Burocracia: Competência técnica.

QUESTÃO CERTA: O modelo burocrático de Administração pública costuma sofrer críticas excessivas em face de seus aspectos negativos ou distorções de implementação, não sendo realçados, muitas vezes, os avanços em relação ao modelo patrimonialista. Na evolução da Administração pública no Brasil, entre os avanços decorrentes da introdução do modelo burocrático inclui-se: rigor técnico na atuação da Administração, com ênfase na meritocracia e afastamento do nepotismo.

QUESTÃO CERTA: De acordo com as concepções iniciais de Max Weber, são características da burocracia: a racionalidade, o compromisso profissional e a hierarquia de autoridade.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: NÃO constitui característica do modelo de Administração Pública Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber: utilização de critérios eminentemente políticos para contratação e promoção de funcionários, em detrimento da avaliação por mérito.

QUESTÃO CERTA: Qual é o tipo de autoridade que tem o seu apogeu com o modelo burocrático de organização e é reconhecido através da hierarquia?  Autoridade racional-legal.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: São características da Teoria da Burocracia, também chamada de modelo burocrático, EXCETO: ênfase nas pessoas.

QUESTÃO CERTA: A centralização constitui um dos princípios fundamentais da administração pública burocrática clássica; a descentralização, por sua vez, constitui elemento básico para um modelo de administração pública gerencial.

QUESTÃO CERTA: No contexto da administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado.

QUESTÃO CERTA: Desde o início do Século XX, com a ampliação da esfera de atuação do Estado, tem-se desenvolvido diferentes teorias para estimular a eficiência do aparelho público. Entre elas, encontra-se a contribuição de Max Weber. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos aspectos enfatizados nos estudos de Weber: Centralização de recursos e competências.

QUESTÃO CERTA: Ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.

QUESTÃO CERTA: A adoção de regras racionais e impessoais possui referências na teoria weberiana da burocracia.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: A Administração pública burocrática baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a importância do cumprimento de regras e procedimentos rígidos.

QUESTÃO CERTA: No setor público, a gestão da mudança pelas reformas administrativas deriva de agendas explícitas de reorientação política e (re) estruturação institucional em governos e organizações públicas. Uma modernização do setor público baseado no paradigma da burocracia inclui, entre outros aspectos: uma administração pública racional-legal, guiada pela impessoalidade e pela meritocracia.

QUESTÃO ERRADA: O modelo burocrático encontra-se suplantado em seu formato, por ser ele oneroso e de difícil manejo pelos gestores.

Na verdade, a burocracia tem como vantagens: a racionalização/economização dos meios para se atingir os objetivos e a rapidez nas decisões, já que todos sabem o que deve ser feito. (Não confunda o que a burocracia é com as disfunções dela).

QUESTÃO CERTA: O modelo burocrático adotado no Brasil caracteriza-se pela racionalidade absoluta e pela grande despersonalização no relacionamento.