Caderno de Prova

Modelo de competências de liderança

Ao longo das duas últimas décadas, os especialistas em liderança voltaram sua posição para a noção de que os líderes eficazes possuem características pessoais específicas. [Existem] várias competências da liderança — ou seja, habilidades, conhecimento e outras características pessoais que levam ao desempenho superior.

[…] [A] perspectiva de competência da liderança não implica necessariamente que a liderança seja um talento inato em vez de algo desenvolvido por toda a vida. Pelo contrário, as competências indicam apenas o potencial de liderança. Pessoas com essas características se tornam líderes eficazes só depois de terem desenvolvido e dominado os comportamentos de liderança necessários. Em contrapartida, as pessoas com competências de liderança baixas podem se transformar em líderes muito eficazes por terem alavancado mais plenamente seu potencial.

McSHANE, S. L.; GLINOW, M. A. V. Comportamento organizacional. Tradução Luiz Claudio de Q. Faria. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 216-218.

QUESTÃO ERRADA: Segundo as abordagens de traços e competências de liderança, a presença de comportamentos orientados ao trabalho e ao relacionamento interpessoal no modo de agir do líder favorece eficazmente o alcance dos resultados de equipes e organizações.

Corrigindo:

Segundo as abordagens (Teorias) comportamentais, a presença de comportamentos orientados ao trabalho e ao relacionamento interpessoal no modo de agir do líder favorece eficazmente o alcance dos resultados de equipes e organizações.

LIDERANÇA

 

Abordagens relacionadas às características do Líder (Focada na pessoa)

 

– TEORIA DOS TRAÇOS

LÍDER NATO. Busca pelos traços físicos e psicológicos característicos de um líder.

Teoria não teve validação científica.

 

– TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA

 

3 estilos do líder operar no processo de tomada de decisão:

 

Autocrático : Centralizador – liderados não participam do processo decisório;

Democrático : Participativo – liderados partipam do processo decisório; e

Laissez Faire : Liberal – delega o poder de decisão aos liderados.

 

– TEORIA COMPORTAMENTAL

Liderança é um comportamento. Pode ser treinado/desenvolvido.

 2 estilos do Líder operar com os liderados:

 Líder Orientado para a TAREFA; e

Líder Orientado para as PESSOAS/ RELACIONAMENTO

 

Dessa análise comportamental, surgiu o GRID GERENCIAL, que defende 81 estilos de liderança que originaram das duas variáveis comportamentais acima mencionadas (Foco na TAREFA e Foco nas PESSOAS).

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Um Líder que opera comportamentos orientados para o trabalho e para os relacionamentos interpessoais contribui de forma eficaz para o desempenho da equipe (microambiente) e da organização (macroambiente). 

Abordagens relacionadas à análise do contexto (situação) em que é exercida a liderança

– TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD

Estilo do líder deve mudar conforme a situação (maturidade dos liderados).

 

– TEORIA TRANSACIONAL (transações, permutas)

Liderança baseada na troca (econômica, política, psicológica) com os liderados.

BASE DE PODER – Poder de recompensa.

 

– TEORIA TRANSFORMACIONAL

Líder transformador – Apoiador – Transformação dos Liderados.

Base emocional forte com os liderados.

 

– TEORIA CARISMÁTICA

Líder influenciando e inspirando liderados.

Alguém visto como revolucionário, evocando sonhos no grupo.

Base de Poder: Poder Referente – Liderados tornam-se fiéis por verem na figura do Líder uma referência;

QUESTÃO ERRADA: O modelo de competências de liderança constitui uma abordagem que monitora como se desenvolvem os líderes, indo além da busca de descrição de suas características.

QUESTÃO CERTA: O desenvolvimento da competência de liderança requer entender as motivações das pessoas que serão lideradas.

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