Modelo de acessibilidade de governo eletrônico (eMAG)

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CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: Modelo de acessibilidade de governo eletrônico (eMAG) é um padrão de acessibilidade de governo eletrônico adotado pelo governo brasileiro.

QUESTÃO ERRADA: O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão.

MEG (MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL) = tem por objetivo alinhar recursos, identificar pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação produtiva e a efetividade, além de preparar para objetivos a serem atingidos.

Características:

** MODELO SISTÊMICO: entender fatores internos, mas também estar atento aos fatores externos que influenciam o negócio. Inspirado no cliclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn). Baseia-se no melhoramento contínuo, gradual e não radical.

**NÃO PRESCRITIVO: Não dita regras, nem indica ferramentas ou estrutura de como gerir o negócio, mas levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão.

**ADAPTABILIDADE: Adaptável a todos os tipos de organização. Flexibilização de acordo com o modelo de cada estrutura organizacional, em tempo hábil as novas demandas e do contexto.

QUESTÃO CERTA: O eMAG trata de uma versão especializada do documento internacional WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) voltado para o governo brasileiro, incluindo as boas práticas de acessibilidade do WCAG.

Para a elaboração da versão 2.0 do e-MAG foi realizado um estudo das regras de acessibilidade através de um método comparativo entre as normas adotadas por diversos países, como a Section 508 do governo dos Estados Unidos, os padrões CLF do Canadá, as diretrizes irlandesas de acessibilidade e documentos de outros países, entre eles Portugal e Espanha. Também foi realizada uma análise detalhada das regras e pontos de verificação do órgão internacional WAI/W3C, presentes na WCAG 1.0.

QUESTÃO CERTA: A versão 3 e-MAG é apresentada em um documento que objetiva garantir que o processo de acessibilidade dos sites do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais.

QUESTÃO CERTA: “Consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. É coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. Foi formulado para orientar profissionais que tenham contato com publicação de informações ou serviços na Internet a desenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais, tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas possível. Ele surgiu devido a uma exigência do decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.” O texto faz referência ao: E-Mag.

QUESTÃO ERRADA: Com relação ao modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG), julgue o item a seguir. É recomendado agregar ou agrupar, sempre que possível, as áreas de informação para facilitar o gerenciamento e evitar a divisão da informação.

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Ao contrário! A divisão da informação é favorável, a fim de facilitar o gerenciamento da informação.

Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG Versão 3.1 Página 28. Recomendação 1.8 – Dividir as áreas de informação Áreas de informação devem ser divididas em grupos fáceis de gerenciar. As divisões mais comuns são “topo”, “conteúdo”, “menu” e “rodapé”. Nas páginas internas deve-se manter uma mesma divisão para que o usuário se familiarize mais rapidamente com a estrutura do sítio. É importante destacar, entretanto, que a página inicial pode ter uma divisão diferente das páginas internas, pois normalmente ela contém mais elementos.

QUESTÃO CERTA: Com relação ao modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG), julgue o item a seguir. A abertura de novas abas ou guias no navegador deve ser feita a partir da solicitação do usuário, e não de forma automatizada.

Recomendação 1.9 – Não abrir novas instâncias sem a solicitação do usuário

A decisão de utilizar-se de novas instâncias – por exemplo abas ou janelas – para acesso a páginas e serviços ou qualquer informação deve ser de escolha do usuário. Assim, não devem ser utilizados:

• Pop-ups;

• A abertura de novas abas ou janelas;

• O uso do atributo target=“_blank”;

• Mudanças no controle do foco do teclado;

• Entre outros elementos, que não tenham sido solicitadas pelo usuário.

É muito importante que os links abram na guia ou janela atual de navegação, pois os usuários com deficiência visual podem ter dificuldade em identificar que uma nova janela foi aberta. Além disso, estando em uma nova janela, não conseguirão retornar à página anterior utilizando a opção voltar do navegador. Quando for realmente necessária a abertura de um link em nova janela, é recomendado que tal ação seja informada ao usuário no próprio texto do link. Isso permite ao usuário decidir se quer ou não sair da janela ou aba em que se encontra e, caso decida acessar o link, ele saberá que se trata de uma nova aba ou janela.