Caderno de Prova

Modelo da Racionalidade Limitada – Modelo de Carnegie

Modelo da Racionalidade Limitada – Modelo de Carnegie

Esse modelo foi desenvolvido por Herbert Simon, Prêmio Nobel de Economia, e acadêmico da Universidade de Carnegie (por isso o nome). O autor propõe que o tomador de decisões não pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a impossibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las, além do alto custo envolvido no processo. É um modelo que reconhece o ser humano como um ser limitado e incapaz de considerar todos os aspectos que envolvem a tomada de decisão.

Prof. Bernardo Conrado – Ponto dos Concursos.

“O modelo da racionalidade limitada: trata-se do modelo de tomada de decisão do homem administrativo, iniciado por Herbert Simon e aprofundado no Modelo Carnegie, por isso pode ser mencionado com esses nomes. Aqui, há o reconhecimento de que não é possível identificar todas as informações, assim como proceder com sua assimilação, compreensão e análise para busca de um resultado melhor de todos. A organização não age como um único ente de racionalidade ótima, mas sim como uma coalizão de forças de decisores que pressiona para diferentes caminhos.

Na racionalidade limitada, considera-se que não há uma única decisão que seja a melhor de todas, mas sim um conjunto de decisões diferentes que satisfazem diferentes critérios. Por isso, este modelo estabelece que as pessoas buscam decisões satisfatórias, e não ótimas. Em resumo: a capacidade da racionalidade humana é limitada! “

Fonte: Estratégia Concursos – Prof. Carlos Xavier

UFES (2015):

QUESTÃO CERTA:

(F) Um tomador de decisões pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a possibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las.

(V) Um tomador de decisões não pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista o alto custo envolvido nesse processo.

(F) Os gerentes e os administradores buscam todas as soluções possíveis para um problema específico, não se limitando apenas a soluções satisfatórias e aceitáveis.

(V) O processo decisório é feito de acordo com critérios específicos que limitam o processo de escolha e o número de alternativas possíveis.

(V) Entre as diversas alternativas propostas, em uma situação de tomada de decisões, quando uma delas é selecionada de acordo com o critério escolhido, essa alternativa é considerada satisfatória e aceitável, mas não se trata da melhor escolha possível, uma vez que essa é uma ficção.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é: F, V, F, V, V.

FGV (2009):

QUESTÃO CERTA: No processo decisório das organizações, o conceito de racionalidade limitada (Modelo Carnegie) tem um importante papel.

Advertisement

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não pode ser considerada uma característica deste modelo.

A) A limitação do ser humano em ter acesso e processar cognitivamente todas as opções para tomada de decisão.

B) A otimização das decisões ser considerada um fato real.

C) A impossibilidade material de obter todas as informações para tomada de decisão, em função dos problemas de tempo e custo.

D) As pressões afetivas, culturais e os jogos de poder influenciarem o conteúdo das decisões tomadas.

E) As decisões tomadas serem satisfatórias, mas não ótimas.

QUESTÃO CERTA: Criticando a racionalidade absoluta subjacente ao modelo econômico clássico, Herbert Simon e o grupo que ele coordenou no Carnegie Institute of Technology propuseram o conceito de que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo assim uma única racionalidade tida como superior. Nasce assim o conceito de racionalidade limitada. Tais conceitos, de racionalidade absoluta e racionalidade limitada, são a principal base de qual teoria administrativa? Teoria da decisão.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: De acordo com a Teoria da Racionalidade Limitada, conceito associado às disfunções do processo decisório, assinale a afirmativa correta: Os gestores tomam decisões sobre questões sobre as quais possuem informações insuficientes, devido às restrições cognitivas, de tempo e de recursos para a obtenção de dados mais completos.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Com relação ao processo de tomada de decisão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(V) As decisões podem ser de cunho estratégico, tático ou operacional, e são tomadas permanentemente no processo gerencial.

(F) O modelo mais aceito de processo decisório envolve a análise de todas as soluções possíveis para a escolha racional da melhor.

(V) Apesar do mito da racionalidade e da disponibilidade de informações, a maior parte das decisões carece desses elementos.

As afirmativas são, respectivamente: V – F – V.

Advertisement
Sair da versão mobile