Caderno de Prova

Métodos de desenvolvimento (no cargo e fora)

Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são:

 

Rotação de cargos, que consiste nos colaboradores em expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;

 

Posições de assessoria, que constitui na pessoa com potencial trabalhar provisoriamente sob a supervisão de um gerente;

 

Aprendizagem prática, refere-se ao treinando a análise e resolução de problemas nos projetos;

 

Atribuição de comissões, permite a pessoa participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões;

 

Cursos e seminários externos, oferece oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas;

 

Exercícios de simulação, incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulações de papéis, etc;

 

Treinamento fora da empresa, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância em trabalhar em equipe;

 

Estudos de casos, é a descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido;

 

Jogos de empresa, equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas de empresas;

 

Centros de desenvolvimento internos, que são as universidades corporativas;

 

Coaching, integra vários papéis como líder renovador para se tranformar em um coach. (CHIAVENATO, 2010, p. 411- 412).

 

Chiavenato (2010, p. 413) aborda que, os métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo

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são:

Tutoria ou mentoring, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira;

 

Aconselhamento de funcionários, é um aconselhamento que surge alguns problemas de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.

QUESTÃO CERTA: As empresas que investem no desenvolvimento das pessoas favorecem a melhoria do desempenho profissional. Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: tutoria e aconselhamento.

QUESTÃO CERTA: Há organizações que utilizam o mentoring, ou seja, designam um mentor, que normalmente é da organização e ocupa um cargo mais elevado, para estimular e acompanhar o desenvolvimento do profissional, quando ocorre um processo de sucessão de gestores ou quando um gestor ocupa um novo cargo, ou está no início da carreira.

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