Edgar Schein descreveu seis métodos de tomada de decisões pelos grupos:
- Ausência de Reação: As ideias vão surgindo sem que ocorra qualquer discussão sobre elas. Quando surge uma ideia aceita pelo grupo, todas as outras são descartadas, pois não houve uma reação a elas. A decisão não é tomada após uma avaliação crítica. As alternativas existem, mas não são debatidas.
- Regra de Autoridade: A figura de autoridade é quem toma a decisão pelo grupo, com ou sem discussão.
- Regra da Minoria: Duas ou três pessoas conseguem dominar ou dirigir o grupo para que tomem uma decisão mutuamente aceitável.
- Regra da Maioria: Em votação formal, os membros procuram decidir conforme o ponto de vista da maioria dos membros.
- Consenso: Na decisão por consenso todos são ouvidos e surge uma preferência por uma das alternativas pela maioria dos membros. Mesmo os que foram contrários à alternativa sabem que foram ouvidos e tiveram a chance de influenciar a decisão.
- Unanimidade: Na unanimidade todos os membros concordam com a decisão.
***Fonte: Fundamentos do Comportamento Organizacional (James G. Hun, Richard N. Osborn).
QUESTÃO CERTA: Ausência de reação, regra da autoridade, regra da minoria, regra da maioria, consenso ou unanimidade estão entre os métodos de tomada de decisão em grupos e equipes de trabalho.
QUESTÃO CERTA: Segundo Edgar Schein, o grupo que toma decisão embasada no método decisão por ausência de reação é dominado por duas ou três pessoas e não recebe muitas opções de escolha para decidir.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Nas organizações contemporâneas, é comum os administradores adotarem estilos participativos de gestão, envolvendo os indivíduos e os grupos nas decisões que os afetam. A tomada de decisão em grupo apresenta vantagens em relação à tomada de decisão individual, como, por exemplo, maior diversidade de perspectivas sobre os problemas em foco. No entanto, a tomada de decisão em grupo também apresenta desvantagens quando comparada à individual, tais como: exigência de mais tempo e recursos.