QUESTÃO CERTA: Enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo desde o pessoal do chão da fábrica até a cúpula.
Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total.
A qualidade total deve ser aplicada a todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com comprometimento total da alta administração. Este apoio é fundamental para o sucesso da abordagem.
QUESTÃO CERTA: O método de melhoria contínua da qualidade que visa à redução das variabilidades é denominado: seis sigmas.
QUESTÃO CERTA: O Sistema de Gestão da Qualidade possui uma série de etapas que devem ser respeitadas pelos profissionais que atuam neste setor. Todas elas se inter-relacionam e o seu conjunto compõe um ciclo de ações que, adotadas por um serviço, leva ao entendimento de que a qualidade é um tema que faz parte da instituição. Neste sentido, qual deve ser a sequência desse processo de gestão da qualidade: Gestão da Qualidade – Planejamento da Qualidade – Controle da Qualidade – Garantia da Qualidade – Melhoria da Qualidade – Melhoria Contínua da Qualidade.
Melhoria contínua da qualidade está, segundo Chiavenato, relacionada ao nível operacional. Sabe aqueles métodos que decoramos como o Six Sigma? Pois é, eles estão relacionados ao nível operacional.
Já a Gestão da qualidade total é relativa a toda a organização (de acordo com esse mesmo autor).
Com isso, ficamos entre as letras A e E (que apresentam a melhoria da qualidade por último – nível operacional, isto é, chão de fábrica). Busque a alternativa que apresenta um afunilamento / repartição do maior para o menor (do mais abrangente para o mais detalhado).
POP é procedimento operacional padrão, o qual tem a ver com normatização do processo (como fazer as coisas independente de quem as executar) – o que não representa uma sequência lógica de ações ao longo do processo de gestão da qualidade (dado que o POP pertence ao planejamento). Há ainda, o entendimento de que o POP sempre vem por último. É que após a realização de uma dada tarefa, sabemos como exatamente desempenhá-la e registramos o seu passo-a-passo formalmente para que o próximo funcionário, a tomar frente, a reproduza de forma apropriada.
Gestão da Qualidade engloba atividades coordenadas para dirigir, controlar e melhorar uma organização quer seja através de processos de gestão, de produção, de marketing, de gestão de pessoal, de faturamento, de cobrança ou outros.
Controle da Qualidade é a parte da gestão da qualidade que coordena ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos.
Garantia da Qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.