MEG – Modelo de Excelência em Gestão

0
360

Última Atualização 12 de março de 2021

QUESTÃO CERTA: O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) compreende o conjunto de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Sobre a excelência nos serviços públicos, é INCORRETO afirmar: O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado para suprir a carência de padrões de excelência e de certificações para os órgãos públicos à semelhança da Certificação ISO 9001, que estabelece modelos de gestão da qualidade específicos para organizações privadas. 

O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado para suprir a carência de padrões de excelência e de certificações para os órgãos públicos. No entanto, a ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, seja ela privada ou pública.

QUESTÃO ERRADA: O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), prescreve práticas de gestão para instituições públicas e privadas.

Meg orienta, não é prescritivo.

QUESTÃO CERTA: O modelo de qualidade adotado na gestão pública é denominado MEGP – Modelo de Excelência em Gestão Pública (GESPÚBLICA), similar ao modelo adotado na gestão privada pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. No entanto, para que a adoção de um modelo de excelência específico para a gestão pública considere os princípios, conceitos e linguagem que caracterizam a natureza pública das organizações e que impactam na sua gestão, deve-se entender, respeitar e considerar os principais aspectos inerentes à natureza pública das organizações e que as diferenciam das organizações da iniciativa privada.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Os modelos de excelências das organizações públicas visam gerar valor para a sociedade e estabelecer mecanismos de garantia do desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar os recursos da forma mais eficiente possível, ao passo que os modelos das organizações privadas buscam o lucro financeiro e as formas de asseguração da sustentabilidade do negócio.