A MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas – se diferencia de outras metodologias para a tomada de decisão justamente porque trabalha com a identificação dos problemas que ainda não foram descritos e entendidos com a profundidade necessária para encontrar soluções. Só a partir dos passos da metodologia consegue-se esclarecer e encontrar soluções para esses problemas.
Assim, ela se diferencia de outras metodologias como a Teoria Decisória, de Herbert Simon, em teoria matemática da administração, que trata de “programas decisório” e abrange a distinção entre “decisões programadas” e “decisões não programadas”. As “decisões programadas” buscam soluções para problemas considerados idênticos. O MASP, como já foi dito, busca identificar melhor problemas ainda não esclarecidos.
QUESTÃO CERTA: A aplicação do MASP promove a entrega de serviços e produtos com a mesma qualidade, bem como a aprendizagem dos processos organizacionais.
QUESTÃO CERTA: Na aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), a fase mais importante é a: da identificação do problema.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) tem sido utilizado em conjunto com o PDCA (Plan – planejar; Do – fazer; Check – verificar; e Act – agir) para atingir os resultados desejados pela organização. Nesse sentido, assinale a opção que indica as etapas do MASP que coincidem com a etapa Plan do PDCA: Identificação do problema, observação, análise do processo e plano de ação.
Embora sejam decorrentes do mesmo conceito (PDCA), as etapas e passos do MASP encontrados na literatura podem ter pequenas diferenças. Algumas etapas podem ser apresentadas juntas, outras separadas, de acordo com a visão do autor, mas, em geral, a estruturação é a mesma. A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade – CCQs:
1. Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
2. Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.
3. Análise: Descobrir as causas fundamentais.
4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
5. Ação: Bloquear as causas fundamentais.
6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
Embora o MASP derive do ciclo PDCA, é importante que não se confunda os dois métodos, pois: O MASP é um método eficaz, ele procura resolver problemas de forma rápida e objetiva e com menor custo a empresa, ou seja, é um método que tem como característica a racionalidade utilizando lógica e dados.
QUESTÃO CERTA: O planejamento da ação é um dos processos que constituem o MASP e destina-se a bloquear as causas do problema identificado.
Sim. É preciso, primeiramente, identificar, entender e descrever o problema (e não o classificar), depois observá-lo, analisá-lo, criar padrão de ação, verificação, padronização e conclusão.
Parte superior do formulário