O Que É Lote Econômico?

0
276

Última Atualização 10 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: A adoção do lote econômico objetiva alcançar custos mínimos admitindo que os recursos financeiros são ilimitados, o que não ocorre na realidade.

Cópia do livro do Dias. Fatores que necessitam ser observados no uso das fórmulas do LEC: “Ela procura os custos mínimos, admitindo que os recursos financeiros são ilimitados, o que não ocorre na realidade”.

DIAS. Pag:103. 5º edição.

QUESTÃO CERTA: A gestão de estoque eficiente é um pré-requisito para uma boa gestão logística. Existem diversos métodos que auxiliam na definição do melhor sistema de gestão de estoque. Um dos mais difundidos é o sistema de lote econômico. Neste sistema, o lote econômico é resultado da raiz quadrada da razão entre duas vezes o consumo anual em unidades de produtos multiplicado pelo: custo fixo de solicitação de pedido, pela multiplicação entre o custo da unidade do produto armazenado e o preço unitário do produto.

“O lote econômico visa determinar o número ideal de pedidos a serem feitos e a quantidade ideal de cada lote. Segundo VIANA, o lote econômico pode ser calculado pela fórmula: LEC = raiz[(2 x D x P) / M] Onde: · D = quantidade do período em unidades · P = custo de pedir, por pedido = custo unitário do pedido de compra · M= custo de manter estoque no período, por unidade. M = CMA (custo de manter armazenado) * PU (preço unitário do material).”

ESAF (2010):

QUESTÃO CERTA: Lote Econômico é o resultado de um procedimento matemático por meio do qual a organização adquire, pelo custo mais baixo, o material necessário às suas atividades.

CERTO É A QUANTIDADE A SER COMPRADA QUE VAI MINIMIZAR OS CUSTOS DE ESTOCAGEM E AQUISIÇÃO.

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: Lote Econômico é a quantidade de compra ou fabricação capaz de equilibrar os custos de reposição e de manutenção de estoques.

CEBRASPE (2006)

QUESTÃO CERTA: A quantidade determinada pelo lote econômico é aquela em que o custo de armazenagem é igual ao custo do pedido. Ao se c onsiderar, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.

Advertisement

CEBRASPE transcreveu o que está no livro de Marco Aurélio P. Dias, página 103, Administração de Materiais – Uma Abordagem Logística – Ed. Atlas, 2010.

Avaliações da fórmula do lote econômico: a quantidade determinada pelo lote é aquela em que o custo de armazenagem é igual ao custo de pedido. Se considerarmos, no custo de capital, a valorização do estoque, ocorrerão algumas situações em que o custo será nulo ou negativo.

O custo de armazenagem é igual ao custo do pedido, gerando, assim, proporcionalidade na economia. É certo que o estoque sempre terá gastos, ainda que ele esteja vazio ou com pouco ou muitos itens, sempre terá gastos, porem isso é levando em consideração somente o estoque em seu estado normal, ou seja, sem ele ter sido valorizado. Porem a questão pede para levarmos em consideração a valorização do estoque em seu custo de capital($$$), ou seja, já que o estoque valorizou, podemos ter 2 opções logicas: 1)ou o estoque valorizou muito e gerou um custo negativo (um gasto negativo= não gastar nada) ou 2) o estoque valorizou na medida certa para que supra os gastos que eu tive com o estoque(custo nulo= não gastei e nem recebi). Para ilustrar darei um exemplo: Imagine que você abra um mercado e compre muito tomate, gerando controles e cuidados com a estocagem deles. Tempos depois o Kg do tomate aumenta 200% e você lucrará bastante ao vender muitos tomates ao ponto de o lucro preencher totalmente os gastos com a estocagem(isso te dará um custo negativo com os tomates).Por outro lado, ao vender no mês que vem por esse mesmo valor, metade das vendas caíram e o lucro que você teve serviu apenas para pagar certinho o gasto do estoque (gerando um custo nulo= você não gastou nem sobrou dinheiro).