QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre liderança e a influência do comportamento do líder sobre a atuação e produtividade dos liderados ganharam ênfase nos anos 1940, sendo emblemáticos aqueles desenvolvidos por estudiosos da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Dentre esses últimos, emergiu a Teoria Bidimensional, segundo a qual: é possível identificar duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário (pessoas) e orientação para a produção (tarefas).
QUESTÃO ERRADA: A liderança orientada para a tarefa ou produção, uma das teorias comportamentais, caracteriza-se pelas ações do líder com a atenção voltada para a equipe, orientação ao seu subordinado, criação de um clima agradável e participação da equipe em tomadas de decisões.
Desde quanto doçura combina com tarefa? Essa seria a liderança voltada para pessoas.
QUESTÃO CERTA: Likert distingue dois tipos básicos de liderança. A liderança que se preocupa exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as tarefas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis é chamada de liderança: centrada na tarefa.
QUESTÃO CERTA: Um dos conhecidos estudos sobre o fenômeno da liderança em ambientes corporativos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por Rensis Likert, dando origem à Teoria Bidimensional, a qual: identifica duas facetas do comportamento do líder, uma centrada nas preocupações com a tarefa, e outra nas relações pessoais com a equipe.
QUESTÃO ERRADA: Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático.
O pensamento da Universidade de Michigan
Para eles os líderes poderiam adotar os seguintes comportamentos:
Liderança orientada para a produção / tarefas: é o tipo de liderança que dá maior ênfase aos aspectos práticos das tarefas a serem realizadas no trabalho.
Liderança orientada para as pessoas: a liderança deste tipo dá maior ênfase às relações interpessoais no trabalho, sendo pautadas pelo interesse nos funcionários e suas necessidades e na aceitação das diferenças entre as pessoas.
A questão cita as duas universidades que foram berços de algumas das teorias de liderança na década de 40: Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Mas ela só quer saber sobre a última citada.
Esses estudos contrariavam a ideia de um perfil único de liderança e “escolhiam” categorias que poderiam influenciar no perfil do líder.
Universidade de Ohio desenvolveu um estudo que definiu as seguintes categorias como influenciadoras do estilo de liderar:
- se baseia na iniciação (o líder já chega definindo o seu papel e dos liderados baseados nos objetivos organizacionais);
- Se baseia na consideração (relacionamento baseado na confiança mútua e pensando no bem-estar o liderado).
QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre liderança nas organizações realizados na Universidade de Ohio nos anos de 1940, apontavam duas dimensões independentes da atuação do líder, sendo a denominada “estrutura de iniciação” correspondente ao ponto de capacidade em que o líder: é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e o dos liderados para realização dos objetivos e metas da organização.
QUESTÃO CERTA: Nos anos de 1940, estudiosos da Universidade de Ohio buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Tais estudos descreveram duas categorias de liderança, sendo uma delas a denominada estrutura de iniciação, que corresponde ao ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos.
QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre o tema da liderança desenvolvidos por acadêmicos da Universidade de Ohio na década de 1940 apontaram duas categorias de liderança, a partir de diferentes dimensões do comportamento do líder, sendo uma delas: Estrutura de iniciação, que corresponde ao grau em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados para o atingimento dos objetivos organizacionais.
QUESTÃO CERTA: Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram-se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas.
QUESTÃO CERTA: Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram-se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.
QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são: estrutura de iniciação e consideração.
Universidade de Michigan desenvolveu a Teoria Bifatorial cujas categorias influenciadoras do estilo de liderança são:
- Pessoas
- Tarefas
A banca pode citar os estudos escandinavos (Suécia e afins) cujos estudos ligam o líder eficaz ao fator do desenvolvimento (seria uma terceira dimensão).
QUESTÃO CERTA: Entre as diversas teorias acerca da liderança nas organizações destaca-se a desenvolvida por Robert Blake e Mouton, conhecida por grid (ou grade) gerencial. Segundo os autores, o gestor orienta sua ação para dois aspectos fundamentais: a ênfase na produção e a ênfase nas pessoas.
QUESTÃO ERRADA: Situação hipotética: O gerente de pessoas de determinado órgão preocupa-se com os aspectos humanos dos seus subordinados e procura manter uma equipe de trabalho atuante, com maior participação nas decisões da área. Assertiva: Nessa situação, o gerente adota o estilo de liderança centrado na tarefa.
De acordo com a teoria do grid gerencial (ênfase na produção x ênfase nas pessoas), essa característica é do líder centrado nas pessoas.
QUESTÃO CERTA: A literatura aponta entre as teorias sobre liderança a denominada Teoria do Grid (ou grade) Gerencial, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos essenciais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
QUESTÃO CERTA: A teoria do grid (grade) gerencial, é um modelo de análise comportamental dos líderes, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
A teoria Grid/Gerencial se opõe à teoria de Fielder. Apesar de ambas focarem em pessoas e tarefas/produção.
> TEORIA DE FIELDER (MODELO CONTINGENCIAL): Situacional
-Situações medianas -> pessoas;
– Situações extremas (muito boas/muito ruins) -> tarefas.
OBS.: Para ser eficaz: tem que focar em tarefas OU pessoas, não dá para focar nas duas simultaneamente.
> TEORIA GRID GERENCIAL/ROBERT BLAKE E MOUTON:
O gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais (simultaneamente)
• Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa.
• Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo às necessidades e às expectativas delas.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre liderança e seu aprimoramento receberam tratamentos diferentes por cada um dos especialistas, adotando frequentemente posições divergentes sobre conceitos básicos relacionados ao tema. Dentre esses estudos, determinado grupo de teorias ficou conhecido como teorias comportamentais, tendo como exemplo a: Teoria do Grid Gerencial.
QUESTÃO ERRADA: A abordagem sobre liderança, conhecida como grid gerencial, é fundamentada na teoria dos traços.
QUESTÃO CERTA: No Grid Gerencial, propostos por Blake e Mouton são identificados cinco estilos de liderança: country club; enfraquecido; meio-termo; tarefa e: equipe.
QUESTÃO CERTA: O grid gerencial distingue cinco estilos básicos de liderança que se deslocam entre a preocupação com as pessoas e a preocupação com a produção
De acordo com a pontuação em cada uma das dimensões são gerados conceitos que descrevem de forma geral o tipo de empresa, o ambiente que nela existe e o estilo gerencial utilizado. Apesar de não existirem indicações de que um dos estilos gerenciais é mais eficaz em todas as situações, algumas pesquisas indicam que o estilo 9,9 (Gerência em Equipe) seria o estilo no qual os gerentes se sairiam melhor.
1.1 = Gerência Empobrecida/Líder Negligente = mínima preocupação com a produção e com as pessoas;
1.9 = Gerência de Clube Recreativo (Country Club) = ênfase nas pessoas, com a mínima preocupação com a produção;
5.5 = Gerência do Homem Organizacional/Líder Meio-Termo = conseguir alguns resultados com pouco esforço. É a mediocridade. Obs.: líder calango, pois vive em cima do muro;
9.1 = Gerência de Tarefas/Líder autoritário = preocupação máxima com a produção e menos com as pessoas;
9.9 = Gerência em Equipe = ênfase em ambos. Demonstra elevada preocupação com a produção e igualmente com as pessoas. Os problemas são discutidos em profundidade, de maneira aberta, para alcançar compreensão mútua e comprometimento em relação às conclusões obtidas. A equipe desenvolve um interesse comum no resultado do seu esforço. A teoria 9.9 é uma teoria sinergística.
QUESTÃO CERTA: Robert Blake e Jane Mouton desenvolveram uma tipologia de comportamentos de liderança, chamada de grade gerencial, baseada em duas dimensões: preocupação com pessoas e preocupação com a produção. Segundo essa tipologia, um líder-tarefa é aquele: com forte orientação para a produção e fraca orientação para pessoas.
QUESTÃO ERRADA: O modelo de liderança proposto por Blake e Mouton, também conhecido como grade gerencial, apresenta dois comportamentos — autocracia e democracia — como pontos opostos de uma escala. A essência desse modelo é a combinação do nível de maturidade dos subordinados.
Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes. Segundo os autores, o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:
– Ênfase na produção; –
– Ênfase nas pessoas.
E com isso, como instrumento de avaliação dos estilos de liderança, os autores apresentam a managerial grid, grade gerencial, que é uma tabela de dupla entrada, composta por dois eixos: o eixo vertical representa a ênfase nas pessoas e o eixo horizontal representa a ênfase na produção.
QUESTÃO CERTA: De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar certos traços predominantes na cultura de uma escola, é possível também observar a ocorrência de subculturas, formadas por subgrupos, como ocorre entre os professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes, que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio de comunicações subliminares, de forte poder de influência e de difícil captação para os que não fazem parte do grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas na escola, segundo a autora, é: a liderança fraca ou a falta de liderança por parte da gestão escolar no sentido da formação de uma cultura marcada por valores educacionais gerais e essenciais na orientação do trabalho de todos que atuam no estabelecimento de ensino.