Última Atualização 12 de março de 2021
QUESTÃO CERTA: Os processos organizacionais constituem a forma básica de funcionamento das organizações públicas e permitem transformar insumos em resultados.
Na Adm. Pública é importante saber que os recursos / insumos são as pessoas e o resultado é a prestação do serviço. Isso é muito cobrado pela CESPE. Se por um lado, em organizações privadas, a matéria prima representa os insumos e os produtos acabados os resultados dos processos, por outro na Adm. Pública é diferente – como colocado, inicialmente.
QUESTÃO ERRADA: Em processos pautados no atendimento a cidadãos, as entradas são determinadas pelas necessidades da organização que realiza o processo.
Em termos de processo, no setor privado, é inserida a matéria prima para se fazer uma cadeira como madeira, ferro, par afusos etc. Os insumos / a matéria prima são / forma os inputs e o output é a cadeira.
No setor público, por outro lado, os insumos são os esforços dos agentes públicos e o output o serviço público propriamente dito.
Repare que as necessidades da organização nada têm a ver com os inputs. Os inputs (insumos) são os esforços engendrados pela mão de obra pública que culmina no serviço público a ser prestado para população (serviço público este aqui denominado como output).
Se o processo é pautado pelas necessidades dos cidadãos, as entradas devem ser as necessidades do cidadão e não da organização.
Resposta: Errada.