Indicadores SMART e KPI

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Última Atualização 10 de maio de 2022

QUESTÃO CERTA: A Gestão por Objetivos, idealizada por Peter Drucker, nos remete a construção de metas inteligentes através de uma ferramenta chamada S.M.A.R.T. – acrônimo de Specific (específico), Meansurable (mensurável), Agreed (aceitável), Realistic (relevante), Timed (preciso).

Um evento, após ter estabelecida sua natureza e objetivo, precisa ser desmembrado em passos administráveis, a fim de garantir sua plena realização. A ferramenta SMART pode garantir a eficácia de um evento quando:

I – as variáveis que comprovem a eficácia do evento são previamente estabelecidas, permitindo medir e mensurar os resultados, promovendo a aprendizagem organizacional e o crescimento dos colaboradores envolvidos.

II – as metas e objetivos traçados representam a real demanda dos participantes do evento, garantindo a sua satisfação e contribuindo para a manutenção da imagem da organização.

III – a escolha dos envolvidos na execução das etapas do evento corresponde a competências técnicas necessárias a sua conclusão efetiva.

IV – o planejamento e as ações derivadas deste representam as necessidades da organização e daqueles que irão se beneficiar dos resultados traçados.

V – todas as informações inerentes e relevantes à realização do evento estiverem sob a gestão do secretário executivo.

Observe as afirmativas acima e assinale a única opção com a(s) correta(s): Todas estão corretas.

QUESTÃO CERTA: O processo de avaliação ou mensuração de desempenho na Administração pública envolve, necessariamente, a utilização de indicadores, os quais: traduzem os objetivos em medidas concretas que permitem aferir em que grau os mesmos foram ou estão sendo alcançados.

QUESTÃO CERTA Para que seja factível utilizar indicadores de desempenho no processo de avaliação de um órgão público é imprescindível, em primeiro lugar, elaborar um projeto de serviço mensurável tanto por indicadores qualitativos como quantitativos.

QUESTÃO CERTA: Os indicadores de desempenho constituem ferramentas básicas utilizadas para o gerenciamento do sistema organizacional, apresentando métricas específicas. Nesse contexto, tem-se que:

os indicadores chave de desempenho, conhecidos como KPIs, devem possuir as seguintes características, seguindo a construção denominada SMART: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Os indicadores e metas SMART são uma ferramenta para definição de objetivos que amparam todas as fases do plano de negócio, do planejamento à aplicação. A palavra é um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound.

QUESTÃO CERTA: Para que uma meta seja realista, deve estar relacionada a uma métrica. Dessa forma, é necessário que tenha atributos em sua composição. Assinale a alternativa que apresenta os cinco atributos SMART de uma meta: Específica, medível, atingível, realista e com tempo definido.

QUESTÃO CERTA: O KPI (key performance indicator), cujas características são fomentar a transformação na organização e ser orientado ao contexto, pode ser utilizado pelo gestor para acompanhamento e mensuração dos processos de uma organização.

QUESTÃO CERTA: Indicadores são instrumentos de gestão utilizados nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações. Fazendo uso de um sistema de KPI (Key Performance Indicator) é possível realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo. Um indicador do tipo SMART (Specific/Measurable/Attainable/Relevant/Timely) deve conter: especificidade sobre o que se espera como resultado.

QUESTÃO CERTA: O acróstico SMART é comumente utilizado para a definição das metas de um projeto. O acróstico SMART do Peter Drucker (1962) é um método que funciona. Escrever a sua meta a partir deste modelo significa que ela deve ser Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

QUESTÃO CERTA: Os objetivos organizacionais, definidos a partir da análise das metas de uma organização, são comumente avaliados e mensurados. A técnica SMART, no teste mensurável, rastreia e mede o resultado bem como auxilia na verificação do alcance dos objetivos.

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BABOK v2.0 pág. 89

“Conforme as metas são analisadas, elas são convertidas em objetivos mais descritivos, granulares e específicos e vinculadas às medidas que tornem possíveis avaliar se os objetivos foram alcançados. Um teste comum para verificar os objetivos é garantir que eles são SMART (espertos):

  • Específicos – Descrevendo algo que possui um resultado mensurável;
  • Mensuráveis – Rastreando e medindo o resultado;
  • Alcançáveis – Testando a viabilidade do esforço;
  • Relevantes – Em alinhamento com a visão, missão e principais metas da organização; e
  • Temporais – O objetivo possui um prazo definido que é consistente com a necessidade do negócio.”

QUESTÃO CERTA: Os indicadores de desempenho aplicáveis às organizações podem estar relacionados ao atingimento de seus objetivos estratégicos, ou também ao desempenho de seus processos. Para essa última abordagem podem ser utilizados os indicadores chave conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), entre os quais pode-se citar o indicador de: competitividade, aferindo a relação da entidade com a concorrência, podendo utilizar, para tanto, o market share (fatia de mercado detida pela organização).

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: A técnica SMART (specific, measurable, attainable, relevant, time-based) é utilizada para avaliar se os indicadores foram bem definidos.

A técnica SMART é utilizada para a criação de METAS e Não de indicadores.

O SMART é um sistema de criação de metas que se baseia em 5 pontos chave: Ser específico (Specific), mensurável (Measurable), alcançável (Attainable), realista (Realistic) e temporal (Timely). Se baseando nesses pontos, você se torna capaz de criar metas inteligentes e mais eficientes.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: A execução da estratégia requer acompanhamento e avaliação de todas as ações.

O mito da medição absoluta: preciso medir tudo. Quem pretende medir tudo acaba não medindo nada! A postura correta é alta seletividade. Medir apenas o que é importante, o que é significativo, o que vale a pena. Medir custa tempo e dinheiro.

Fonte: GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES 2010.

Quando o custo do controle for maior que o benefício, não se controla.

Fonte: Prof. Giovanna Carranza.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Os objetivos de uma organização podem direcionar a atuação de seus membros. No entanto, para que cumpram esse papel adequadamente, os objetivos devem se caracterizar pela: mensurabilidade.

Sua meta deve ser:

S – Específica – Tem escopo delimitado.

M – Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.

A – Alcançável – É possível de realizar.

R – Relevante – É relevante para sua vida, atrelada a sua missão de vida.

T – Temporal – Tem um período para ser realizada, tem prazo final definido.