QUESTÃO CERTA: A administração científica constitui uma combinação de princípios, os quais podem ser assim sumariados: ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação, e não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade
Trata-se de uma questão que traz as ideias gerais sobre a escola da administração científica de Taylor. Vamos lembrar:
• Ciência, em lugar de empirismo – significa que em vez dos funcionários simplesmente saírem fazendo as coisas sem nenhuma reflexão, é fundamental que se considere a administração como verdadeira ciência, sendo estudada antes de ser colocada em prática.
• Harmonia, em vez de discórdia – os funcionários deverão trabalhar em harmonia, cada um tendo seu papel esclarecido na linha de produção, e com padrões de trabalho também harmônicos, não havendo divergências sobre qual a melhor forma de realizar as tarefas.
• Cooperação, e não individualismo – como o foco é a produção, cada funcionário faz a sua parte do todo, não podendo se achar mais importante que os outros.
• Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida – com o estudo dos tempos e movimentos, o rendimento do trabalho dos funcionários deve ser maximizado para que a produção seja elevada.
• Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade
– cada pessoa deve se desenvolver para realizar seu trabalho de maneira excelente, assim terá maior eficiência e prosperidade financeira, ao receber sua remuneração variável por produção.