QUESTÃO CERTA: A missão da Universidade Federal do Ceará é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Obedecendo a lógica da hierarquia dos objetivos de uma organização, é correto afirmar que: Os objetivos gerais de longo prazo são definidos com base na missão.
QUESTÃO ERRADA: Para se estruturar uma organização pautada na hierarquia dos objetivos organizacionais, desdobram-se os demais objetivos e, na busca dos resultados esperados, estabelecem-se políticas, metas, programas, procedimentos e demais ferramentas e métodos de operação e gestão.
Uma das condições para que a empresa consiga levar o processo de escolha de objetivos a resultados satisfatórios consiste em classificá-los a partir de algumas normas empíricas.
Não que o processo de triagem deva ser iniciado com a classificação. Ele antes deve ser gerado através de manifestações espontâneas do tipo brainstorming.
Mas, à medida que se chegue a ideias centrais ao longo dos debates, convém que se estabeleça prioridades dentro de algumas categorias ou classificações.
Segundo os conceitos do mestre Chiavenato, citados pela primeira colega, os Objetivos organizacionais desdobram-se em: políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos e normas. Logo, a incorreção da questão está relacionada fato de afirmar que os objetivos organizacionais desdobram-se em demais objetivos. Na verdade, as políticas, diretrizes, metas, programas e procedimentos representam desdobramentos dos objetivos estratégico em objetivos táticos (diretrizes, metas) e operacionais (metas, procedimentos).
Outra questão que trata do mesmo assunto e que pode nos ajudar a compreender os desdobramentos de objetivos estratégicos:
QUESTÃO ERRADA: No planejamento das organizações, a definição de políticas e procedimentos de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais e individuais de desempenho.
Políticas são definições relacionadas a toda a organização e não são consideradas objetivos departamentais, nem tampouco individuais.