Gestão de procurement

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Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O conceito de procurement envolve a prática de: 

I. Relacionamento, puramente comercial, com fornecedores. 

II. Pesquisa e desenvolvimento dos relacionamentos com fornecedores. 

III. Negociação baseada, exclusivamente, em preço e prazo. 

IV. Necessidade de aperfeiçoamento dos sistemas de informação

Está correto o que se afirma APENAS em: I, II e IV.

Aprovisionamento (ocasionalmente também referido pelo termo em Inglês, procurement) é um processo que abrange vários aspectos na relação entre fornecedores e empresa, constituindo um conjunto de atos de administração e negociação do abastecimento da empresa logística. Tal abastecimento envolve matérias-primas, componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semiacabados, transporte, linhas de montagem e armazéns.

Em suma, o aprovisionamento gere todo o ciclo logístico entre empresa e fornecedores e os produtos a adquirir, desde a entrada até ao momento da produção das mercadorias). Como o cliente procura o melhor fornecedor, o aprovisionamento procura o melhor processo de negociação com os fornecedores.

Gestão do procurement – metodologia usada para examinar todas as facetas da compra e do uso dos materiais e serviços comprados. Processo designado para maximizar o valor do dinheiro investido em materiais e serviços comprados. É um processo que visa criar estratégias para gerir a procura e o uso dos materiais e serviços. (Riggs, Robbins, 1997, p. 49)

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É importante a criação de pontes entre os fornecedores e os clientes. A ausência desta ponte inibe a possibilidade de o cliente melhorar a eficácia do seu negócio. Um bom cliente com um bom negócio é fundamental para qualquer empresa.

O procurement tem com principal propósito otimizar o valor final de um produto para o cliente. A gestão do procurement tem como objetivo:
•    Identificar os melhores fornecedores; 
•    Analisar todas as indústrias relacionadas e as relações custo/uso; 
•    Revelar o custo da compra, recibo, inventário e pagamento; 
•    Determinar o impacto na utilidade e tempo gasto de operários; 
•    Relacionar o valor dos materiais e serviços com as necessidades e uso do cliente.