Gestão Centralizada na Administração Pública Burocrática

0
663

Última Atualização 14 de junho de 2021

QUESTÃO CERTA: O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais.

O modelo de gestão centralizada é típico da Administração Burocrática. Contrariamente, em sua fase posterior, a Administração se tornou gerencial. Nesta, o foco é a descentralização e redução dos níveis hierárquicos. Nesse sentido, o modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais. Essa estrutura tecnológica, no âmbito da Gestão Pública, pode ser alcançada através da ferramenta de gestão chamada ERP, que são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: A Administração Pública Burocrática ganha força no Brasil em 1938, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que tinha entre seus objetivos o implemento dos princípios da estrutura burocrática à Administração Pública do país, em particular do Governo Federal. Esse modelo de administração burocrática surge com o intuito de eliminar os aspectos patrimonialistas da Administração Pública brasileira, por meio de uma lógica racional-legal, com o objetivo de reduzir a corrupção. Embora tenha sido responsável por mudanças positivas para a Administração Pública brasileira, o modelo de Administração Pública Burocrática trouxe consigo algumas disfunções, a exemplo de: dificuldade de respostas às mudanças do meio externo, dando prioridade às questões internas do sistema;

Advertisement