FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Eustáquio, estagiário da parte administrativa de um escritório de advocacia, recebe a ordem de elaborar um desenho esquematizado das atividades realizadas em seu cargo para ajudar no treinamento dos futuros estagiários. Usando como base os conhecimentos adquiridos no curso de administração, Eustáquio optou, adequadamente, por utilizar a ferramenta conhecida por: fluxograma.
QUESTÃO CERTA: Em um fluxograma, o losango é um símbolo que indica a possibilidade de desvios para outros pontos do programa.
Sim, o losango são os pontos de decisão.
QUESTÃO CERTA: Os fluxogramas são gráficos de processamento úteis para implantar, revisar ou analisar um sistema e planejar rotinas de trabalho.
QUESTÃO CERTA: A implementação da Gestão por Processos em uma organização contempla a identificação, gestão, monitoramento e melhoria dos processos, entendido processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Entre as ferramentas que fazem parte dessa metodologia pode-se citar: o fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
QUESTÃO ERRADA: Em um fluxograma, a figura a seguir representa uma decisão.
No FLUXOGRAMA, a figura que representa DECISÃO é o LOSANGO. A figura acima é usado para indicar o “ou” lógico.
QUESTÃO CERTA:
No fluxograma, a figura acima representa um (uma): armazenamento interno.
QUESTÃO CERTA: O fluxograma, ferramenta comumente utilizada no mapeamento de processos, facilita a visualização do processo e evidencia as relações entre seus elementos ao descrever, graficamente, um processo existente ou um novo processo proposto.
QUESTÃO CERTA: Pela análise do fluxograma vertical (também denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo), a empresa pode obter melhoramentos que resultam em eliminação, combinação, reclassificação, redistribuição e simplificação dos detalhes. A operacionalização do fluxograma vertical é realizada por meio da união dos símbolos, interligados em ordem sequencial. De maneira mais detalhada e considerando-se a análise de um sistema ou programa, no fluxograma vertical o lado esquerdo da folha: pode conter a descrição da rotina atual.
Observe um exemplo:
Fonte: desconhecida.
QUESTÃO CERTA: Empregando-se o fluxograma vertical, utilizado para representar um fluxo simples dentro de uma unidade organizacional, é possível agilizar o preenchimento de formulários, já que eles são padronizados.
QUESTÃO CERTA: O fluxograma que descreve as atividades a partir das pessoas que a realizam é do tipo: horizontal.
Fluxograma vertical: Este tipo de fluxograma é utilizado para a construção de uma rotina ou procedimento, como auxiliar no treinamento de pessoal e para a otimização do trabalho. Ele é composto por colunas verticais e linhas horizontais. Nas colunas verticais, encontram-se os símbolos (de operação, transporte, controle, espera e arquivamento), os colaboradores envolvidos, o espaço percorrido e o tempo necessário.
Fluxograma horizontal: se diferencia do fluxograma vertical apenas na direção do deslocamento da sequência, que nesse caso, é horizontalmente, mantendo-se os mesmos símbolos e convenções do fluxograma vertical. Quanto ao objetivo, o fluxograma horizontal volta-se para a análise das pessoas, em contraste com o foco na rotina, que é enfatizado pelo fluxograma vertical.
QUESTÃO CERTA: Os principais tipos de fluxogramas são: vertical, parcial ou descrito e global ou de coluna; é o vertical o mais utilizado pelas empresas.
QUESTÃO CERTA: A quantidade de processos que normalmente estão sob a responsabilidade do secretário executivo necessita de um controle extremamente funcional, para que não haja prejuízos para a organização. O profissional deve acompanhar as diferentes etapas do processo, utilizando, como ferramenta, o: fluxograma.
QUESTÃO CERTA: Entre as ferramentas que podem ser utilizadas na gestão de processos, notadamente na fase de mapeamento, com o objetivo de traduzir, graficamente, as etapas dos processos da organização, com as entradas (inputs) e saídas (outputs) correspondentes, insere-se: o fluxograma.
QUESTÃO CERTA: O fluxograma constitui-se em uma ferramenta de representação gráfica utilizada pelas organizações com a finalidade precípua de auxiliar: o mapeamento de processos, indicando as etapas do fluxo correspondente, com as entradas e saídas.
QUESTÃO CERTA: Fluxograma é um tipo de gráfico de processamento que representa o fluxo ou a sequência normal de qualquer trabalho, produto ou documento. Enquanto o organograma é a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização.
QUESTÃO ERRADA: O fluxograma não mostra como se faz um trabalho e não entra em problemas que interessam diretamente ao exercício de uma administração racional.
QUESTÃO CERTA: Dentre as vantagens de se utilizar um fluxograma destaca-se a de: permitir o rápido entendimento de qualquer alteração proposta nos sistemas existentes, por mostrar claramente as modificações introduzidas.
QUESTÃO CERTA: Os fluxogramas da empresa contribuem para uma gestão de processos de qualidade.
QUESTÃO CERTA: Fluxograma é um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de bloco é o tipo de fluxograma mais complexo, incluindo todos os aspectos de cada atividade a ser realizada dentro do fluxo demonstrado.
O diagrama de blocos, também conhecido como fluxograma linear, é considerado um dos mais simples, composto apenas por blocos. Permite rápida noção de sequência de funcionamento de um processo, porém não envolve tomada de decisões.
QUESTÃO ERRADA: Em fluxograma de grande complexidade empregado na descrição de um processo, deve-se evitar a utilização de conectores.
Basta pensar que um fluxograma complexo, com vários níveis, deverá ter sim conectores para que a estrutura de trabalho seja lógica e facilmente compreendida pelos colaboradores envolvidos no processo!
Conforme afirmado a seguir:
”Quanto mais complexo for o fluxograma, maior será a utilização de símbolos e linhas de interligação (CONECTORES). O conector permite simplificar a vinculação de sub-rotinas e/ou fluxogramas sem que haja intersecções de linhas. Assim, dentro do símbolo deve-se colocar uma letra ou outro sinal qualquer que permita a identificação de onde se encontra a rotina em continuação.”
QUESTÃO CERTA: A chefia solicita ao Agente Administrativo a elaboração de um fluxograma. Ele opta pelo modelo mais simples dos fluxogramas, indicando apenas as atividades realizadas sem diferenciá-las por tipo. O modelo, utilizado para uma visualização rápida do processo, pode ser horizontal ou vertical e nele devem ser utilizadas frases curtas que identifiquem as ações/atividades executadas. Tal fluxograma é o: Diagrama de Blocos.
QUESTÃO CERTA: Solicita-se ao Assistente Administrativo que elabore um fluxograma com as seguintes características: estrutura simples, indicando apenas as atividades realizadas, sem diferenciá-las por tipos; utilizado para uma visualização rápida do processo; uso de frases curtas que identifiquem as atividades realizadas; frequentemente usado para representar graficamente as entradas, operações e processos, saídas, conexões, decisões, arquivamento etc., que constituem o fluxo ou sequência das atividades de um sistema qualquer; usa uma simbologia mais rica e variada. Que tipo de fluxograma ele deve, então, elaborar? Diagrama de Blocos.
QUESTÃO CERTA: Uma das definições de processo, no âmbito das organizações, é um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos. Entre as ferramentas utilizadas na gestão de processos se inclui o fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
QUESTÃO CERTA: A técnica de mapeamento de processos que permite registrar as ações de maneira simples e identificar os pontos de tomada de decisão, é: fluxograma de processo.
QUESTÃO CERTA: No mapeamento de processos, uma das ferramentas mais utilizadas é o fluxograma, que possibilita uma visão geral, demonstra a forma de relacionamento dos elementos, mostra as entradas e as saídas e favorece a comparação do processo gráfico com o processo real.
QUESTÃO CERTA: Pedro, gestor de qualidade de uma organização que fiscaliza o transporte público, deseja introduzir ferramentas clássicas de gerenciamento de processos com vistas à melhoria do fluxo de informações e qualidade dos serviços prestados. Nessa situação, para que Pedro tenha uma visão geral do funcionamento do serviço de fiscalização de transporte público, é ideal aplicar a ferramenta diagrama de processo, que auxilia no entendimento das principais atividades e do fluxo do processo de forma macro.
Diagrama de processo = fluxograma
QUESTÃO ERRADA: O organograma é a ferramenta que representa o passo a passo de um processo ou de uma rotina de trabalho.
QUESTÃO ERRADA: O fluxograma é a técnica de representação gráfica utilizada para representar as operações da organização, suas unidades e as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos.
A questão tentou confundir o candidato misturando elementos do: FLUXOGRAMA (representação gráfica utilizada para representar as operações da organização); ORGANOGRAMA (representação de suas unidades) e LAYOUT (as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos).
QUESTÃO CERTA: O mapa de distribuição é um tipo de fluxograma que consegue relacionar as etapas e os respectivos responsáveis.
Um mapa de distribuição combina duas ideias: o que acontece em um processo ou projeto (as tarefas executadas) e quem é responsável por cada etapa. Esses mapas mostram as principais etapas de um processo, exatamente como no nível mais alto de um fluxograma (de cima para baixo), juntamente com a indicação de que pessoa ou grupo é o centro de atividade para aquela etapa. Esses mapas são úteis para que equipes de projeto e equipes gerenciais se mantenham a par do que cada pessoa ou grupo deve fazer, onde as pessoas envolvidas se enquadram na sequência e como se relacionarão com os outros participantes nessa etapa.
QUESTÃO CERTA: No mapeamento de processos, o símbolo
se refere a atividades de execução ou de inspeção.
QUESTÃO ERRADA: Em um fluxograma, o símbolo ◊ representa uma operação de arquivamento.
Negativo. É o ponto de decisão.
QUESTÃO CERTA: Os fluxogramas representam visualmente processos e permitem que sejam elaborados procedimentos de trabalho que visem ao aperfeiçoamento de processos. Cada símbolo utilizado no fluxograma tem um significado específico. Considere-se o seguinte símbolo:
O significado do símbolo apresentado acima é documento.
FLUXOGRAMAS
– Documento – figura acima.
– Armazenagem – É UM TRIANGULO
– Sentido de fluxo – SETA FININHA
– Movimento/transporte (execução) – RETANGULO
– Ponto de tomada de decisão – LOSANGO.
QUESTÃO CERTA: No fluxograma de um processo, a imagem de uma caixa com formato de losango é utilizada para determinar pontos de tomada de decisão.
LOSANGO ===> DECISÃO
CIRCULO ===> INÍCIO
QUADRADO ===> PROCESSO
QUESTÃO CERTA: Conforme a simbologia utilizada em fluxograma global ou de colunas, o texto referente a uma tomada de decisão é inserido na figura
Fluxograma:
- ELIPSE: início ou fim
- RETÂNGULO: atividade
- LOSANGO: decisão/desvio
- CÍRCULO: conexão
- TRIÂNGULO: arquivamento
- SETA: fluxo da atividade
Cuidado para não confundir fluxograma com BPMN (Business Process Management Notation)
BPMN:
- CÍRCULO: evento
- RETÂNGULO: atividade
- LOSANGO: porta de entrada
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: Dentro de um fluxograma, uma decisão é representada por um losango com duas setas — uma representa verdadeiro para a decisão, e a outra, falso.
Símbolos do fluxograma que mais cobrados:
>> Símbolos de início e fim são representados por retângulos arredondados geralmente contendo a palavra “Início” ou “Fim”.
>> Seta é o símbolo de conexão que serve para indicar uma interligação entre dois outros símbolos e a direção do fluxo
>> Os passos de processamento são representados em retângulos
>> Entradas e saídas são representadas por paralelogramos
> Condição ou decisão são representadas por losango, geralmente contendo teste de sim/não ou verdadeiro/falso.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: Na representação de um fluxograma, a presença de uma seta que é proveniente de um símbolo e que aponta para outro símbolo indica que o controle do processo foi passado para o símbolo do qual provém a seta.
Segundo o CBOK 3.0 v, “Setas provenientes de um símbolo e terminando em outro, indicando que o controle passa de um símbolo para o próximo.”.
Dada a definição, vê-se que o erro da questão reside na afirmativa de que o processo é passado ao símbolo que provém/advém da seta, quando, na verdade, o controle é passado ao símbolo destinatário/receptor da seta.
Portanto,
REESCRITA CORRETA: Na representação de um fluxograma, a presença de uma seta que é proveniente de um símbolo e que aponta para outro símbolo indica que o controle do processo foi passado para o símbolo que se destina a seta.