Formalidade

0
4909

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Ao redigir atos normativos e comunicações, o redator deve: obedecer a regras de formalidade.

1.3. Formalidade e Padronização

        As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (v. a esse respeito 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

        A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Em memorandos é flexível o uso da linguagem, não havendo a exigência da norma padrão.

QUESTÃO ERRADA: Na redação de documentos oficiais, deve-se empregar uma linguagem que se aproxime da língua falada, visando-se ao máximo a clareza do texto e a compreensão da comunicação pelos cidadãos.

QUESTÃO CERTA: O padrão culto da linguagem deve ser obedecido, principalmente em correspondências oficiais. Considerando isso, aponte a alternativa que atende a essa exigência: O requerimento do Sr. Augusto Souza foi anexado a outro idêntico que tramita na Câmara.