Fontes do Poder (French e Raven)
1. Poder Coercitivo: baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções;
2. Poder de Recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas;
3. Poder Legítimo: (de posição ou legitimidade) representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo;
4. Poder do Talento ou Experiência: É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui;
5. Poder de Referência (ou referente): Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma; surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.
QUESTÃO CERTA: Muito difundida em psicologia social, a classificação de French e Raven (1959) indica seis bases principais de poder que podem ocorrer em equipes de trabalho: legítimo; de coerção; de recompensa; de referência; de conhecimento e de informação. O poder de referência expressa: uma relação psicológica de identificação com um modelo social.
QUESTÃO CERTA: As fontes de poder de um líder, segundo French e Raven (1959), têm como base cinco fatores que envolvem características individuais e condições organizacionais. Eles seriam: o poder de experiência, de referência, de legitimidade, de recompensa e de coerção.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.
Poder de Recompensa (recompensas) Poder Coercitivo (coerções) Poder Legítimo (posições hierárquicas) Poder de Referência (vínculos afetivos e emocionais) Poder de Especialização (saberes)
QUESTÃO CERTA: Muitos modelos de compreensão dos mecanismos de poder são estudados até hoje, dentre os mais difundidos em psicologia social tem-se a classificação de French e Raven (1959) que indica seis bases principais de poder: legítimo; de coerção; de referência; de conhecimento; de informação e de: recompensa.
QUESTÃO CERTA: O poder se refere à capacidade que uma pessoa (A) tem para influenciar o comportamento de outra (B), de maneira que esta (B) haja de acordo com a vontade da primeira (A). Considera-se um esquema de classificação de cinco categorias de poder, elaborado por French e Raven. Segundo essa classificação, indique a alternativa que possui a melhor definição para Poder de Referência: É o poder que emana da admiração pelo outro e o desejo de se parecer com ele. Tem semelhança com o carisma. Sua base é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.
QUESTÃO CERTA: Em uma organização, há uma tendência de despedir os funcionários que apresentam algum tipo de problema, mesmo que seja pela primeira vez. Um psicólogo, encarregado de estudar os motivos da alta rotatividade de funcionários e de apresentar soluções para o problema, argumenta pela necessidade de considerar as diferentes bases de poder de French e Raven, envidenciando outras formas de influenciar as pessoas além da ameaça constante de desemprego. Uma delas é o poder de referência, que tem como característica ser um tipo de poder: com base na identificação pessoal dos subordinados com o supervisor.