QUESTÃO CERTA: A comunicação na empresa pode ser realizada por intermédio de alguns fluxos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fluxos: Circular, realizado numa mesma unidade organizacional entre seus departamentos.
O Fluxo circular abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Logo, dizer que ele ocorrerá apenas em uma unidade organizacional entre os seus departamentos está incorreto. Segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “Abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”.
O fluxo circular tem maior participação nas organizações informais. Essa forma de comunicação está inserida nas relações interpessoais e age em todos os níveis da organização.
- Diagonal, realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes.
- Horizontal, realizado entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico.
- Vertical, realizado entre níveis hierárquicos diferentes, mas da mesma área de atuação.
Quadrix (2019):
QUESTÃO ERRADA: O fluxo transversal de comunicação abrange todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Surge e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho.
A questão troca fluxo circular pelo transversal.
KUNSCH (2003, p. 86):
O Fluxo Transversal ou Longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal.
Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais.
O Fluxo Circular, da comunicação circular, que, segundo KUNSCH (2003, p. 86) , “abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos”. O fluxo circular surge e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho.
Fluxos de Comunicação
A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:
▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.
▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.
▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).
▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.
▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.
CEBRASPE (2005):
QUESTÃO ERRADA: A comunicação de mão única é muito comum, dada a sua rapidez e facilidade para conectar interessados.
CEBRASPE (2005):
QUESTÃO CERTA: A comunicação de cima para baixo refere-se ao fluxo de informação que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização, chegando aos mais baixos.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: O profissional que atua diretamente no apoio organizacional, precisa controlar elementos que dizem respeito à boa comunicação entre os agentes. Para gerenciar o fluxo de informações, ele deve: receber e transmitir informações válidas, tendo cuidado com a precisão e a origem das mesmas.
FGV (2014):
QUESTÃO CERTA: Em relação à comunicação nas organizações, assinale a opção que indica uma comunicação do tipo bottom‐up: financeiros.
Exemplos:
- Orientação da diretoria sobre práticas e procedimentos. (Top-down )
- Informes contábeis e financeiros passados pelos chefes de departamento para a diretoria. (bottom-up )
- Mensagens de doutrinação sobre valores culturais, provenientes da alta administração. (Top-down)
- Assessoria de staffpara os departamentos de linha. (Horizontal/lateral)
- Mensagens de coordenação interdepartamental para solução de problemas. (Comunicação horizontal/lateral)
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: O processo de comunicação pode fluir em diferentes direções, sendo sua dimensão definida de acordo com o contexto. Em uma situação na qual os relatórios de desempenho dos funcionários são enviados para análise dos altos executivos da organização, está ocorrendo uma comunicação: ascendente.