Exclusão caixa ou equivalentes de caixa

0
203

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Na demonstração dos fluxos de caixa, os movimentos entre itens que constituem equivalentes de caixa são excluídos porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade, e não parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

A questão exige conhecimentos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa que possui o objetivo de requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do períod o por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Vejamos o item do Pronunciamento que foi alvo de cobrança, com os devidos destaques:

Advertisement

9. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.

 Observe que a banca transcreve em outras palavras o que o Pronunciamento Técnico estabelece em seu item 9. Portanto, a questão está correta.