No Caderno de Prova, você encontra diversas dicas sobre estruturas das organizações. De qualquer forma, é importante ficar ligado quanto ao aspecto das evoluções organizacionais.
RBO (2022):
QUESTÃO CERTA: Das alternativas abaixo, assinale aquela que não apresenta uma característica do tipo de departamentalização moderna.
(A) Maior enfoque em atividades repetitivas.
(B) Maior amplitude de análise.
(C) Elevado grau de incertezas.
(D) Busca pelo desenvolvimento da motivação profissional.
(E) Elevada imprevisibilidade de análise e decisão.
Uma questão da CEBRASPE (2015):
QUESTÃO CERTA: Na evolução das estruturas organizacionais, espera-se que essas estruturas tornem-se gradativamente mais simples e flexíveis, de modo a terem, como consequência, níveis mais elevados de motivação, comprometimento, produtividade e qualidade.
Correto. A estrutura enrijecida não permite que a organização, como um ser, se movimente em meio a infinidade de desafios com os quais se depara. É preciso que ela esteja pronta para se adaptar, como um camaleão, ao contexto em que está inserida.
Uma questão da CEBRASPE (2013) que vai na contramão do que acabamos de ver:
QUESTÃO ERRADA: nas organizações modernas, as estruturas organizacionais tendem a se tornar mais amplas e abrangentes, com modelos de gestão mais complexos.
Na verdade, mais amplas e menos complexas. São estruturas dinâmicas, adaptativas e adhográticas (pessoas se unem temporariamente para resolverem problemas situacionais). Há poucas regras e procedimentos.
Uma questão da FCC de 2017:
QUESTÃO CERTA: A Adhocracia é um sistema temporário, variável, fluído e adaptativo organizado em torno de problemas diversos a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidade profissionais diversas.
Percebeu como falei de problemas situacionais quanto à tendência das organizações em eleger a adhocracia?
Veja uma Figura que resume um pouco sobre a evolução das estruturas organizacionais quantos às Teorias da Administração / Escolas da Administração: