CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: Comunicações formalizadas e admissão por competência profissional são dimensões da escola burocrática de Weber.
QUESTÃO CERTA: A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
QUESTÃO ERRADA: Estruturas organizacionais burocráticas tendem a facilitar o alinhamento vertical assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas.
O alinhamento vertical não é assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas. Pelo contrário, ele (o alinhamento vertical) é uma característica de sistemas/estruturas burocráticos (as).
Daí, cheguei à resposta assim:
1) os sistemas burocráticos são mais verticalizados, com maior número de níveis hierárquicos, certo?!
2) ora, daí a segunda parte da questão fala de “gestão estratégica de pessoas”, que é um conceito mais atual;
3) atualmente, não se busca criar tantos níveis hierárquicos, mas, sim, menos níveis. Ou seja, busca-se maior horizontalização (pensemos num organograma de empresa, com menos caixinhas uma em cima da outra e mais caixinhas lado a lado).
QUESTÃO ERRADA: Se uma empresa adotar um modelo burocrático, deverá evitar a promoção de seus colaboradores com base no mérito e privilegiar a indicação dos colaboradores mais alinhados com a chefia.
Teoria da Burocracia —- >meritocracia (recompensas por mérito)
QUESTÃO CERTA: Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, a escolha ou a promoção do profissional devem ser fundamentadas exclusivamente no mérito.
Max Weber
Weritocracia
QUESTÃO ERRADA: No modelo burocrático, os cargos públicos não são profissionalizados e as esferas econômica e política se apresentam unificadas.
QUESTÃO CERTA: Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.
CERTA, no modelo burocrático privilegia-se o mérito e a competência técnica. Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:
Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.
Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras – o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.
Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades – havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.
QUESTÃO CERTA: Na administração pública, conforme a teoria burocrática, as decisões devem ser formalizadas com base em documentos escritos.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: A Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber, é frequentemente associada a um conceito negativo, de lentidão e excesso de formalismo e regras, mas ela foi responsável por trazer propostas e ideias importantes para a administração, principalmente no âmbito estatal. Assinale a opção que indica uma dessas propostas: Formalização das competências técnicas.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Após ser alocada como presidente de uma agência de turismo no estado do Ceará, Adelina, recém pós-graduada em Administração, determina a implantação do modelo burocrático na estrutura da organização. Nessa situação, é correto dizer que a organização terá como novas características: o estabelecimento de rotinas padronizadas e bem definidas.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Adelina dos Santos, recém pós-graduada em Administração, foi alocada como presidente de uma agência de turismo no estado do Ceará. Ao assumir, ela determinou a implantação do modelo burocrático na estrutura da organização. Assinale a opção que apresenta uma característica que a organização passou a ter: Estabelecimento de rotinas padronizadas e bem definidas.