Caderno de Prova

Estratégias de Hooley, Saunders e Piercy

Hooley; Saunders e Piercy (2006) enumeram as seguintes estratégias para promover diferencial:

A Professora Janaina de Moura Engracia Giraldi (da USP) ensina o seguinte:

CONSTRUÇÃO

MANUTENÇÃO

NICHO DE MERCADO

Adequadas para empresas pequenas e médias em mercados dominados por empresas maiores

COLHEITA E DESINVESTIMENTO

Algumas questões sobre esse tópico. Começando com FGV (2017):

QUSTÃO CERTA: A XYZ é uma fabricante de móveis artesanais atuando há 80 anos no mercado, cujos produtos são comercializados em todo o país. Desde a fundação da XYZ, seus produtos se diferenciaram pelos materiais de primeira qualidade, pelo design clássico e pelos altos preços. Já há alguns anos, as vendas vêm caindo significativamente. Os atuais dirigentes, filhos do fundador da empresa, acreditam que isso não se deva apenas ao declínio continuado das vendas do setor, mas também ao fato de o design da empresa ser associado a um requinte fora de moda, pelo uso exclusivo de madeiras nobres (que vai contra a tendência de consumo ambientalmente responsável), bem como pelo fato de a concorrência, hoje, ser capaz de produzir móveis mais baratos, com novos materiais e de muito boa qualidade. Com a morte recente do fundador da empresa, os dirigentes decidiram rever a orientação estratégica da empresa. A intenção é passar a utilizar materiais menos nobres na fabricação, restringir a venda dos móveis apenas à região Sul e não investir em novas máquinas de produção, como forma de extrair o máximo de ganhos. Essa estratégia é conhecida como: colheita.

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Outra da FGV (2009):

QUESTÃO CERTA: A colheita é uma alternativa estratégica em: indústrias em declínio.

Mais uma da FGV (2019):

QUESTÃO CERTA:  Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais para orientar o desenvolvimento de estratégias organizacionais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio. Nos setores maduros, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades estão as chamadas estratégias de: refinamento de produto; ênfase no serviço;

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