Última Atualização 12 de março de 2021
QUESTÃO CERTA: No Estado burocrático, o poder racional-legal e os mecanismos de controle administrativo são utilizados para combater e evitar a corrupção e o nepotismo.
QUESTÃO CERTA: A criação das primeiras carreiras administrativas na administração pública e a busca pela adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público são características do modelo de administração burocrática, implantado na década de 30 do século passado.
Patrimonialista – o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder soberano; os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real; a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
Burocrático – coincide com a ditadura (em contrapartida ao momento democrático que surgiu no restante do mundo); surgiu para combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista).
Gerencial – busca da eficiência (baixo custo e melhoria da qualidade); foco do controle (burocrático) substituído pelo foco no resultado.
QUESTÃO CERTA: No processo de evolução da Administração pública, o modelo de administração burocrática representou: um avanço em relação ao precedente modelo patrimonialista, passando a enfatizar a meritocracia e combater o clientelismo.
QUESTÃO CERTA: O modelo de administração pública implantado no Brasil, que preza por impessoalidade, profissionalismo e racionalidade técnica para combater a corrupção e o nepotismo, ficou conhecido como modelo: burocrático.
QUESTÃO ERRADA: Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um significativo avanço na modernização da administração pública.
Retrocesso total e “trem da alegria” para servidores não concursados.
Com a retomada da democratização, em 1985, diversos segmentos sociais passaram a pressionar por participação política e por direitos negad os no período ditatorial, gerando uma incompatibilidade entre o modelo centralizador e autoritário vigente e as novas demandas sociais – o que demandou novo Texto Constitucional em 1988. A Constituição de 1988 ampliou os direitos e garantias individuais e sociais, mas em termos de reforma administrativa o que se viu foi um retrocesso, um engessamento e encarecimento do aparelho estatal.
QUESTÃO ERRADA: A Reforma da Constituição de 1988 reafirma os princípios de uma administração pública moderna e profissional estabelecida nas reformas da década de 60 do século passado.
ERRADO, na década de 60 houve uma centralização política e uma descentralização administrativa; vai de encontro ao que aconteceu na década de 90, em que ocorreu uma descentralização política e centralização administrativa.
QUESTÃO ERRADA: A Reforma Gerencial dos anos 1990 estabeleceu maior clareza na distinção entre a administração direta e a administração indireta, dando mais autonomia de gestão às autarquias, fundações e empresas públicas.
ERRADO, a constituição de 88 produziu um retrocesso burocrático o que diminui a autonomia das autarquias e fundações, o que pode ser visto no art. 37, por exemplo, com a exigência de concursos públicos.
QUESTÃO CERTA: A primeira reforma administrativa brasileira teve como referência grandes mudanças no contexto internacional, sendo configurada como o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria da burocracia de Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.