Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas (Robbins, 2002).
Ainda, segundo esse mesmo autor:
Existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das suas organizações. Esses elementos são:
- A especialização do trabalho;
- A departamentalização;
- A cadeia de comando;
- A amplitude de controle;
- A centralização e descentralização;
- A formalização.
QUESTÃO CERTA: O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização.
QUESTÃO CERTA: Entre os elementos que devem ser observados no projeto de uma estrutura organizacional, incluem-se: especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização e descentralização; e formalização.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: O agrupamento de pessoas em departamentos e de departamentos na composição da organização identifica a estrutura de uma organização.
QUESTÃO CERTA: A definição da estrutura da organização é uma função da administração. São elementos básicos da estrutura organizacional: especialização do trabalho, amplitude de controle, autoridade e responsabilidade.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.
A cadeia de comando de uma organização mostra, basicamente, quem “manda em quem”. Ou seja, descreve as linhas de autoridade, desde a cúpula da empresa até o seu nível mais baixo.
A cadeia de comando mostra, portanto, a relação de subordinação dentro da estrutura e mostra como funciona a hierarquia funcional. Esta “estrutura hierárquica” é o que chamamos de cadeia de comando.
QUESTÃO CERTA: A determinação de uma linha clara de autoridade na estrutura organizacional é necessária para que a delegação de autoridade seja executada sem conflitos hierárquicos.
QUESTÃO CERTA: No desenvolvimento da Teoria das Organizações, um importante marco corresponde aos estudos de Henry Fayol, inseridos na denominada Escola Clássica, que, entre outros postulados, aponta o princípio da cadeia escalar, segundo o qual a linha de autoridade, partindo do principal executivo, desce, sem descontinuidade, até os níveis mais inferiores da organização.
A cadeia escalar significa uma linha do topo até a base que conecta os níveis de atuação do administrador, sem descontinuidade, partindo do nível estratégico, passando pelo tático e chegando no operacional.
QUESTÃO CERTA: Considere dois princípios básicos da teoria da administração aplicados num projeto organizacional: a) um empregado deve receber ordens de apenas um superior e b) deve existir uma linha de autoridade, partindo do principal executivo até os níveis mais inferiores. São denominados, respectivamente, de: unidade de comando e cadeia escalar.
QUESTÃO CERTA: Em uma empresa, novos procedimentos e alteração do horário de trabalho foram implantados do topo para a base da organização e comunicados por escrito, causando reações negativas e uma paralisação das atividades. A reação dos colaboradores é explicada: pelo fato de que o poder é capilar e permeia todos os níveis da organização, gerando ondas de interferência.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO CERTA: Historicamente, a administração herdou da Igreja Católica os ensinamentos acerca da hierarquia de autoridade, da assessoria e da coordenação funcional.