QUESTÃO CERTA: A premissa da administração científica de que a melhoria da eficiência do trabalhador provoca a melhoria em toda a organização baseou-se no modelo de eficiência industrial apresentado por Taylor, que foi, por sua vez, influenciado cientificamente pelo modelo termodinâmico de eficiência de uma máquina térmica proposto por Carnot.
Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO (2004), lá na página 56 diz: “… O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa…”
QUESTÃO ERRADA: O administrador que busca conhecer as necessidades humanas para compreender adequadamente os colaboradores e que promove a motivação para melhorar a qualidade de vida e a eficiência no trabalho utiliza-se da abordagem teórica das relações humanas para aprimoramento das atividades administrativas da instituição.
“Veja que a questão estava indo bem, até que falou que promove a motivação para melhorar a eficiência no trabalho. Ops! Isso não é visão da teoria das relações humanas, mas da abordagem da administração científica.” “Ela (a teoria das relações humanas) se preocupa, verdadeiramente, com o que a pessoa está fazendo, o sentido do trabalho, a saúde mental, a satisfação do indivíduo.” “Todos os métodos convergem para a eficiência e não para a cooperação humana e, muito menos, para objetivos humanos. Daí o conflito industrial (objetivos organizacionais versus objetivos individuais) merecer tratamento profilático e preventivo. Tornou-se indispensável conciliar e harmonizar as duas funções básicas da organização industrial: a função econômica (produzir bens ou serviços para garantir o equilíbrio externo) e a função social (distribuir satisfação aos participantes para garantir o equilíbrio interno).”
Teoria comportamental da administração: é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.