Gestão da Qualidade engloba atividades coordenadas para dirigir, controlar e melhorar uma organização quer seja através de processos de gestão, de produção, de marketing, de gestão de pessoal, de faturamento, de cobrança ou outros.
Controle da Qualidade é a parte da gestão da qualidade que coordena ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos.
Garantia da Qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
QUESTÃO CERTA: Em relação ao gerenciamento da qualidade, o estabelecimento de uma estrutura de procedimentos e de padrões organizacionais, que conduzam um software de alta qualidade, é conhecido como: garantia da qualidade.
A palavra ‘padrões’ tem tudo a ver com especificações / conformidade corretas que, por seu turno, tem a ver com garantia da qualidade.
QUESTÃO CERTA: O gerenciamento de qualidade de software pode ser estruturado em três atividades principais: garantia de qualidade, planejamento de qualidade e controle de qualidade. O objetivo da atividade de garantia da qualidade é assegurar que os processos e os produtos de software, no ciclo de vida do projeto, estão em conformidade com os padrões, os procedimentos e as descrições de processos definidos para o projeto submetidos a essa atividade.
QUESTÃO ERRADA: A Garantia da qualidade pode ser considerada parte do programa de qualidade total da empresa, mas está relacionada apenas ao produto final e não a possíveis serviços prestados.
Serviços também devem estar em conformidade, isto é, atender ao que o cliente estabelece ser “de qualidade”.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: No processo de garantia da qualidade total, é necessário que a auditoria dos sistemas de qualidade englobe, além do processo produtivo da própria organização, os seus fornecedores de materiais.
Diferença Entre Gestão Controle e Garantia da Qualidade