QUESÃO CERTA: Quando um colaborador recebe novas atribuições diretamente do seu gerente, mesmo não tendo o cargo compatível para essas novas atividades e sabendo que poderá deixar de desenvolvê-las a qualquer momento, tem-se um exemplo de delegação.
QUESTÃO CERTA: Delegação não é o mesmo que descentralização, sendo, na verdade, um instrumento para a efetivação desta última.
A descentralização dá-se por um processo denominado delegação de autoridade, de origem dos níveis hierárquicos mais elevados na organização.
Delegação: transfere autoridade ou competência para posições inferiores na hierarquia.
Descentralização: o processo decisorial vai para a base da organização.
Ex: chefe da vigilância sanitária solicita que seu subordinado faça uma vistoria no estabelecimento x, por conseguinte, o agente vai até lá, vê irregularidade e com base na lei decide autuar o proprietário, ou seja, houve nesse processo delegação e descentralização, pois o agente para tomar a decisão não precisou consultar a cúpula do órgão.
Descentralização está ligada a órgãos e departamentos. O caráter dela é mais permanente que uma simples delegação de competência.
Delegação está mais intimamente ligada as pessoas. Por exemplo um chefe delega uma tarefa de decisão a um subordinado. O caráter dela é temporário.
QUESTÃO CERTA: A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
Delegação= delega apenas a competência ou autoridade (responsabilidade não)
Descentralização= descentraliza tanto a competência como a responsabilidade;
QUESTÃO ERRADA: O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização.
Em todas as questões de delegação considerei a máxima de quem delega não transfere a responsabilidade. A responsabilidade não é delegável. A questão pode falar em delegar atribuições, autoridade ou competências. Mas a responsabilidade fica sempre com o seu dono.
QUESTÃO CERTA: Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada, com consequente alteração dos regimentos internos da organização. Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições.
QUESTÃO ERRADA: A distribuição de tarefas entre os integrantes dos departamentos das filiais de uma organização é um exemplo de delegação de responsabilidades.
Chiavenato 2003 Teoria Geral da Administração: Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa.
A delegação transfere o exercício das atividades, mas não das responsabilidades!
Ou seja, a responsabilidade continua sendo de quem delegou.
QUESTÃO ERRADA: Pode-se dizer que houve delegação se, após a reestruturação de determinado setor de uma universidade, foram distribuídas atribuições deste setor para níveis inferiores.
Errada. A delegação é marcada pela transferência, atribuição de tarefas, autoridade e poder aos subordinados. Se houver uma reestruturação, e atribuições de uma unidade forem distribuídas para unidades de menor nível hierárquico, a questão está falando de descentralização, e não de delegação. Geralmente a delegação ocorre no mesmo nível hierárquico, enquanto a descentralização acontece entre os níveis. (CARRANZZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos de Analista e Técnico).
QUESTÃO CERTA: A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão.
QUESTÃO ERRADA: A distribuição de tarefas entre os integrantes dos departamentos das filiais de uma organização é um exemplo de delegação de responsabilidades.