Última Atualização 4 de fevereiro de 2022
QUESTÃO ERRADA: Os princípios da administração pública gerencial, surgida no fim do século XX, incluem o combate ao nepotismo e à corrupção, por meio do controle rígido dos processos organizacionais e dos procedimentos operacionais, modo mais seguro de combatê-los.
ERRADO – A banca trouxe o conceito da Administração Burocrática, cujo foco é combater o nepotismo e um rígido controle nos procedimentos, aqui surgiu o sistema racional-legal (leis, meritocracia), controle rígido nos procedimentos. Tudo de ruim na administração ocorreu no Patrimonialismo (esfera pública se mistura à privada, não há distinção entre o particular e o público); Competitividade e liberdade dos gestores, descentralização: gerencialismo.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a administração pública gerencial, a estratégia de gerência deve ser praticada em uma estrutura administrativa reformada, apoiada na noção geral de interesse público, na garantia do cumprimento de responsabilidade e na definição de procedimentos para a contratação de pessoal e para compras de bens e serviços.
A administração pública gerencial não foca nos procedimentos, mas sim nos resultados. A administração pública burocrática que foca nos procedimentos.
QUESTÃO CERTA: Governos tradicionalmente burocráticos continuam operando com excessivo foco em insumos e recursos e não em resultados e impactos. Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos: Nesse tipo de gestão, o excesso de regras e burocracias fazem que se perca de vista as pessoas que deveriam estar servindo.
QUESTÃO CERTA: Enquanto o modelo burocrático enfatiza os processos atuando de forma mais autoritária, o modelo de administração pública gerencial tende a enfatizar os resultados, tendo como instrumentos a parceria com a sociedade e a cooperação no nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos.
QUESTÃO ERRADA: O modelo de gestão pública gerencial atribuía ao funcionário o exercício do controle, ou seja, a garantia do poder do Estado.
QUESTÃO CERTA: Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão: estrutura hierarquizada e profissionalização dos funcionários.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: No modelo burocrático, os cargos públicos não são profissionalizados e as esferas econômica e política se apresentam unificadas.
Ao contrário, no modelo de administração pública burocrática tem, como um dos seus primados, a especialização técnica dos servidores públicos. No caso hipotético da questão, essa conceituação se aplicaria ao modelo de administração pública patrimonial.
QUESTÃO CERTA: Servindo aos níveis governamentais federal, estadual e municipal, a reforma gerencial visava enfatizar a profissionalização e o uso de práticas de gestão do setor privado.
QUESTÃO CERTA: Enquanto o modelo burocrático enfatiza os processos atuando de forma mais autoritária, o modelo de administração pública gerencial tende a enfatizar os resultados, tendo como instrumentos a parceria com a sociedade e a cooperação no nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos.
QUESTÃO CERTA: A evolução do modelo de Administração pública ocorrida no Brasil a partir dos anos de 1930, passou pela superação do modelo patrimonialista, a partir da implementação do modelo burocrático, este que, entre as modificações implementadas, buscou a superação do clientelismo e a adoção de critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.
QUESTÃO CERTA: O modelo burocrático de Administração pública costuma ser criticado pelo excesso de rigidez; contudo, um outro aspecto deste que costuma ser ressaltado pela literatura consiste na: meritocracia, buscando a superação do clientelismo e nepotismo próprios do antecedente modelo patrimonialista.
QUESTÃO CERTA: O modelo de administração gerencial difere do modelo burocrático em alguns aspectos essenciais, entre os quais pela introdução do conceito de avaliação a posteriori.
Verdade. No modelo gerencial trabalhamos com o conceito de gestão por resultados, isto é, conferimos o resultado que uma ação teve e a comparamos ao que foi estipulado como metas e objetivos.
QUESTÃO CERTA: Dentro de uma perspectiva histórico-evolutiva, é possível distinguir diferentes modelos de Administração pública, sendo que o modelo gerencial sucede o burocrático e, entre outras diferenças, pode-se destacar a alteração da forma de controle, que passa a ser finalístico.
Exato, o controle diz respeito a finalidade, diferentemente do modelo burocrático no qual o controle é em relação aos processos.
QUESTÃO CERTA: A administração pública pós-burocrática está apoiada, em parte, na administração pública burocrática, da qual conserva, embora flexibilizado, o princípio fundamental da admissão segundo critérios de mérito.
A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
QUESTÃO CERTA: Com relação à diferença entre a administração pública gerencial e a administração pública tradicional é correto afirmar que a primeira propõe uma maior flexibilização nos procedimentos formais de controle, enquanto a tradicional funciona por meio de mecanismos de controle prévios.
QUESTÃO ERRADA: O modelo gerencial, resultado das transformações originadas na última década do século passado, é pautado pela lógica da informalidade e da transparência.
Modelo gerencial é mais flexível, porém não chega ser informal.
QUESTÃO ERRADA: O modelo burocrático, que conseguiu diminuir em grande parte a presença do patrimonialismo na administração pública, está orientado para resultados e focado no cidadão.
QUESTÃO ERRADA: Ainda que a administração burocrática seja autorreferente, ela possibilita a identificação e a resolução de problemas, a melhoria contínua dos processos, a aplicação de normas e a definição de indicadores de desempenho, devido ao seu caráter multifuncional.
QUESTÃO CERTA: A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho.
QUESTÃO ERRADA: A Reforma Burocrática de 1936 procurou criar condições institucionais para que administradores públicos e políticos administrassem o Estado com mais autonomia e responsabilidade a partir do controle a posteriori.
ERRADO, na verdade o sistema burocrático busca um controle rígido e atribuído a pessoa. O controle a posteriori é característica da gestão por resultados.
QUESTÃO CERTA: Apesar de terem princípios diferentes, a administração pública e a administração gerencial adotam técnicas e ferramentas comuns.
Técnica comum: usar inputs (servidores) para gerar outputs (serviços).
QUESTÃO ERRADA: Embora distintas em natureza, a administração pública e a administração gerencial compartilham o mesmo objetivo fundamental de maximizar a eficiência de suas áreas.
Administração pública – o interesse é o bem comum, o interesse público.
Administração gerencial – o interesse é o resultado, maximizar o resultado.
Ambas têm que respeitar o princípio constitucional: eficiência.
QUESTÃO CERTA: As reformas administrativas brasileiras transitam entre modelos burocráticos e modelos gerenciais, adotando instrumentos de gestão complementares em sua eficácia.
QUESTÃO ERRADA: A administração pública gerencial contrapõe-se à administração pública burocrática, cujos princípios são incompatíveis com o desenvolvimento tecnológico e a expansão e abertura dos mercados.
Embora a administração pública gerencial tenha surgido para superar a rigidez burocrática, não se pode afirmar que os princípios da administração burocrática são incompatíveis com o desenvolvimento e expansão dos mercados, uma vez que diversos princípios desta teoria continuam a balizar a atuação da administração pública, tais como o mérito profissional e a impessoalidade.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A administração pública gerencial orienta a ação do Estado ao cidadão-cliente e prioriza o controle de procedimentos em detrimento do controle global de resultados.
Entre as características da administração pública gerencial, que também vem sendo chamada de nova administração pública, destacam-se os seguintes aspectos: a) orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente; b) ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão (ao invés de controle dos procedimentos). Portanto, a afirmativa está errada, pois é priorizado o controle global de resultados ao invés dos procedimentos.
“Modelo gerencial = Ênfase nos RESULTADOS.
Modelo burocrático = Ênfase nos PROCESSOS E PROCEDIMENTOS.
Fonte: Prof. Rafael Barbosa”.
FGV (2019)
QUESTÃO CERTA: Relacione as formas de Administração Pública às suas respectivas características.
- Patrimonialista
- Burocrática
III. Gerencial
(I ) Rigidez nos procedimentos e na hierarquia.
(II ) Não existe uma distinção clara entre o público e o privado.
(III) Promove a descentralização política.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.: II – I – III.