a) Meta = são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridos ao longo do tempo, por área e pessoas específicas da organização.
b) Objetivos = são declarações sobre o que a organização deseja alcançar ou conquistar em um determinado tempo.
d) Valores = pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacional.
e) Visão = como a organização se enxerga daqui a algum tempo. “No futuro”.
f) Missão = razão de ser da organização.
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: Relacione os elementos de elaboração do planejamento estratégico, listados a seguir, às respectivas características. 1. Missão 2. Visão 3. Valores 4. Análise Interna e Análise Externa 5. Cenários
(3) Constituem princípios, normas e padrões da organização que devem constituir sua cultura organizacional, orientando os processos decisórios.
(2) Apresenta como a organização ambiciona ser reconhecida no futuro, constituindo mecanismo de orientação estratégica e de comunicação desta estratégia aos servidores, usuários e todos stakeholders da organização.
(4) Permitem identificar pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças de uma organização com vistas à elaboração da matriz SWOT e, assim, de um diagnóstico situacional que possa embasar o planejamento estratégico.
(5) Constituem situações futuras simuladas que permitem direcionar a ação estratégica frente às oportunidades e também aos riscos possíveis, apontando trilhas alternativas que podem levar a sua concretização.
(1) Expressa a razão de existência e de permanência da organização, tendo função estratégica essencial no direcionamento da ação organizacional e na identificação das competências necessárias ao seu funcionamento. Assinale a afirmativa que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada: 3, 2, 4, 5 e 1
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: Além de a razão de ser da organização, a missão deve contemplar a natureza de seu negócio.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: Além de a razão de ser da organização, a missão deve contemplar a natureza de seu negócio.
Segundo Djalma (2007), é na missão que ”’Deve ser estabelecida a razão de ser da empresa, bem como o posicionamento estratégico’’. Conforme esse autor, a missão é dividida em 5 etapas:
- Estabelecimento da missão da empresa:
- Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais: ”propósitos correspondem à explicitação dos setores de atuação dentro da missão em que a empresa já atua […]”
- Estruturação e debate de cenários;
- Estabelecimento de postura estratégica;
- Estabelecimento das macroestruturas estratégicas e micropolíticas
Nas palavras de Paludo (2010):” Nesta fase procura-se determinar qual o negócio da empresa, porque ela existe, e procura-se responder à pergunta: Onde se quer chegar com a empresa?”
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Em Administração, o consenso de membros da organização sobre o futuro que se deseja, é denominado: visão.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta o conceito de administração relacionado ao consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja: Visão.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Leia o fragmento a seguir retirado do sítio eletrônico da IMBEL. “Ser reconhecida no mercado nacional e internacional como uma empresa de excelência no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções de defesa e segurança.” O fragmento representa uma importante ferramenta de planejamento estratégico, conhecida como: visão.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa do ramo de trens urbanos, em seu processo de planejamento estratégico, formulou a seguinte declaração: “Tornar-se referência no planejamento, projeto, implantação e operação do transporte urbano de pessoas sobre trilhos, propiciando a ampliação da participação nas cidades e expansão da malha metro-ferroviária nacional”. A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de Visão.
QUESTÃO ERRADA: Considere que determinada organização tenha estabelecido a meta de, em dez anos, ocupar a liderança nacional do seu ramo de atuação, em resultados financeiros. Nessa situação, esse objetivo deve ser considerado, no planejamento estratégico, a missão institucional.
Isso não é objetivo, mas sim visão.
QUESTÃO ERRADA A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas. Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente. Caso a UNICA tenha definido que “todos os seus cursos sejam avaliados com nota máxima até 2020”, então esta definição estabelece sua missão.
Negativo. Visão.
QUESTÃO CERTA: O departamento de planejamento de determinado tribunal regional eleitoral estabeleceu a seguinte meta: Estar entre os dois principais órgãos do Poder Judiciário até 2020, mantendo a atuação como gerenciador das eleições em âmbito estadual. Essa meta é considerada: uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro.
QUESTÃO ERRADA: No âmbito do planejamento estratégico, a visão é um conceito que define o papel que a organização assume na sociedade.
QUESTÃO ERRADA: Situação hipotética: Durante o ciclo de planejamento, determinada organização, levando em consideração sua área de atuação e as necessidades de seus stakeholders, definiu o seu propósito, em um texto único. Assertiva: Nesse caso, a atividade descrita consiste no estabelecimento da visão da organização.
Negativo. A questão refere-se à missão.
QUESTÃO CERTA: Considere que uma entidade integrante da Administração municipal tenha contratado uma consultoria especializada para apoiar a implementação de planejamento estratégico para o horizonte dos próximos cinco anos. Uma das primeiras etapas abordadas foi a relativa à visão da entidade, o que significa: traduzir o consenso dos membros da entidade sobre o futuro que se deseja, definindo como a organização pretende ser reconhecida pela sociedade.
QUESTÃO CERTA: Considere que no curso do processo de elaboração de seu planejamento estratégico, determinada organização tenha definido a forma como pretende ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e pela própria sociedade. Tal definição corresponde: à Visão da organização.
QUESTÃO CERTA: A respeito dos conceitos de missão, visão e valores, inseridos no âmbito da Gestão Estratégica das organizações, é correto afirmar que: valores são princípios e padrões que orientam a atuação da organização e que devem ser internalizados em sua cultura.
QUESTÃO CERTA: A elaboração de um planejamento que vislumbre a evolução de uma empresa em um período de cinco anos é alicerçada em um cenário prospectivo.
QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada sociedade de economia mista, tendo passado por uma importante mudança estrutural, decorrente da abertura de seu capital social, com o ingresso de investidores privados internacionais, tenha iniciado um processo de planejamento estratégico com o horizonte dos próximos dez anos. Nesse contexto, insere-se: a definição de visão, representativa do consenso dos membros da empresa a partir de um olhar para o futuro, quanto à forma como ela deseja ser reconhecida por seus membros e pela sociedade.
QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico de uma companhia de limpeza urbana apresenta a finalidade da organização como sendo a seguinte: “Manter a cidade limpa, fazendo o cidadão mais orgulhoso, saudável e feliz, gerenciando resíduos sólidos de forma eficiente, sustentável e universalizada”. A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de Missão.
QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada sociedade de economia mista, tendo passado por uma importante mudança estrutural, decorrente da abertura de seu capital social, com o ingresso de investidores privados internacionais, tenha iniciado um processo de planejamento estratégico com o horizonte dos próximos dez anos. Nesse contexto, insere-se: a definição de visão, representativa do consenso dos membros da empresa a partir de um olhar para o futuro, quanto à forma como ela deseja ser reconhecida por seus membros e pela sociedade.
QUESTÃO CERTA: Ao planejar a estratégia de uma organização, devem-se considerar os cenários internos, que se referem a aspectos intraorganizacionais, tais como os conceitos de missão e visão.
QUESTÃO CERTA: Planejamentos estratégicos consideram a relação da organização com o ambiente em que ela atua, enquanto planejamentos operacionais se concentram em metas intraorganizacionais.
QUESTÃO ERRADA: O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão.
Os objetivos não fazem parte do escopo da missão organizacional. Missão, visão e objetivos estratégicos são conceitos distintos relacionados ao planejamento estratégico.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Valores organizacionais se inserem no contexto da estratégia, enquanto a definição de objetivos se insere no escopo da cultura da organização.
A primeira parte da assertiva pode ser considerada correta. Isso, pois, é o planejamento estratégico que define a missão, a visão, os valores e o negócio da organização.
Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, a definição dos objetivos está relacionada ao escopo do planejamento da organização (então, podemos dizer que está relacionada à estratégia).
Contudo, penso que o intuito do examinador, nessa questão, foi o de “inverter” os conceitos.
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos, normas, símbolos, entre outros fatores, que são compartilhados pelos membros de uma organização e geram determinados “padrões de comportamento coletivos”.
Portanto, nesse caso, o correto seria: “definição dos objetivos se insere no contexto da estratégia, enquanto os valores organizacionais se inserem no escopo da cultura da organização.
FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-sefaz-ce-administracao-geral-e-publica/
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Caracteriza-se como visão organizacional de uma instituição pública, por exemplo, a iniciativa de tornar-se referência em resolutividade judicial e redução da litigiosidade bem como o objetivo de ser reconhecida por sua integridade e sua eficiência em consultoria jurídica.
A visão organizacional é que ela, em geral, é composta por um verbo, como tornar-se, ser, estar, entre outros.