FGV (2014):
QUESTÃO CERTA:
Com relação às ferramentas de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor representa, visualmente, uma relação de causa e efeito (problema): Gráfico de Ishikawa.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Ishikawa, recurso desenvolvido pelo químico japonês Kaoru Ishikawa, pode ser utilizado para: identificar, de forma hierarquizada, causas potenciais de determinado problema.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CORRETA: O diagrama de Ishikawa é um instrumento que visa organizar o raciocínio quanto às causas de determinado problema relacionado à qualidade.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe é muito utilizado para a análise de causa e efeito, pois permite identificar quais são as causas fundamentais de um problema e as relações entre elas.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: O diagrama espinha de peixe, ou diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta da escola da qualidade que mapeia a correlação entre causas e efeitos de um processo.
Banca própria IF-CE (2016):
QUESTÃO CERTA: Também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, que procura, a partir dos efeitos (sintomas dos problemas), identificar todas as possibilidades de causas que estão provocando esses efeitos. A utilidade do diagrama é identificar as causas que geram os efeitos, isto é, as causas das causas. A metodologia do diagrama se baseia em quatro categorias de problemas situados na parte operacional de produção, os chamados 4M: método, mão de obra, material e máquina. Trata-se da técnica de solução de problemas chamada de: Gráfico de Ishikawa.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: São consideradas ferramentas de gestão da qualidade: o diagrama de Ishikawa e histogramas. São consideradas ferramentas de gestão da qualidade: o diagrama de Ishikawa e histogramas.
QUESTÃO CERTA: No início da elaboração de um diagrama de Ishikawa, não se deve impor à equipe envolvida a necessidade de identificar apenas as causas mais viáveis ou com maior probabilidade de levar ao efeito estudado.
Para montar o diagrama de ishikawa, faz parte do procedimento reunir as pessoas em time para realizar um braimstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. ” E como em um brainstorming há a suspensão do julgamento de ideias num primeiro momento, a questão torna-se correta.
QUESTÃO CERTA: Com o objetivo de verificar as causas geradoras da alta evasão de determinado curso de graduação, pode-se utilizar o diagrama de Ishikawa.
QUESTÃO ERRADA: No que concerne à gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue o item que se segue. O diagrama de Ishikawa tem a finalidade de listar todas as atividades de um processo e apresentar uma sequência lógica do que é realizado em cada uma das etapas.
Não é esse o papel do diagrama de Ishikawa como já vimos até aqui.
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe, estabelece uma lógica de causa e efeito que permite a estruturação de argumentos racionais capazes de explicar o efeito que diversos inputs provocam em um dado output, gerando, assim, oportunidades de aprimoramento em todo o processo administrativo.
QUESTÃO CERTA: No bojo da modelagem de processos de negócios, mais especificamente no aspecto relacionado com as melhorias e aprimoramentos necessários, ainda é muito utilizada a ferramenta clássica denominada Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, utilizado para identificar a causa-raiz do problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
QUESTÃO ERRADA: Apesar de possibilitar a organização de processos, o diagrama de causa e efeito sequencial não deve ser utilizado como ferramenta auxiliar para montar o fluxograma, por não revelar os gargalos produtivos.
Errado, a questão contraria ao dizer que o diagrama de causa e efeito (ISHIKAWA) não revela os gargalos produtivos, pelo contrário esse é uma das principais características dessa ferramenta de qualidade.
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar relações de causa e efeito apenas em processos administrativos.
QUESTÃO CERTA: Ferramenta destinada a operações e situações típicas do processo produtivo, o diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa, tem um esquema de apresentação semelhante a uma espinha de peixe.
QUESTÃO ERRADA: Para se detectarem as causas do problema e se estabelecer uma relação de causa e efeito do desequilíbrio da previdência social, é recomendada a utilização da técnica GUT.
QUESTÃO CERTA: o Diagrama Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa é uma técnica que busca a causa raiz dos problemas.
QUESTÃO CERTA: A ferramenta apresentada na Figura 2 é utilizada em processos do PMBOK, 5ª Edição, sendo chamada de: Diagrama de Causa e Efeito.
QUESTÃO CERTA: A finalidade do diagrama espinha-de-peixe é verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.
QUESTÃO CERTA: Entre as dimensões clássicas de análise contempladas no diagrama de causa e efeito inclui-se a medida.
No diagrama de causa e efeito conhecido como diagrama 6M, as categorias das causas já estão definidas previamente:
– Mão de obra
– Métodos;
– Máquinas;
– Materiais;
– Medidas ;
– Meio Ambiente.
QUESTÃO CERTA: A composição do diagrama de Ishikawa considera que as causas do problema em estudo podem ser classificadas em diferentes classes. São elas: método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente.
QUESTÃO CERTA: No diagrama de causa e efeito as causas são agrupadas por categorias (máquinas, métodos, mão de obra, materiais) e semelhanças previamente estabelecidas, ou percebidas durante o processo de classificação.
QUESTÃO CERTA: A ferramenta, apresentada na Figura 2, é utilizada no seguinte processo do PMBOK, 5ª Edição: Controlar a qualidade. Parte superior do formulário
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe permite isolar um efeito da má qualidade e agir corretivamente sobre ele.
O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe identifica as causas de um problema, e somente isto, ele não isola nem corrige nada.
QUESTÃO CERTA: Na gestão da qualidade, o diagrama esquematizado a seguir tem o objetivo de indicar a relação entre o efeito e as causas que contribuem para a sua ocorrência.
Ele é denominado Diagrama: de Ishikawa.
QUESTÃO CERTA: Uma das ferramentas para o controle da qualidade total é o Diagrama de Ishikawa, ou “espinha de peixe”. Qual a função dessa ferramenta? Identificar em uma figura as causas dos problemas e seus efeitos.
QUESTÃO ERRADA: O objetivo do diagrama de Pareto é mapear fatores que afetam um problema (efeito negativo) ou resultado desejado. Essa ferramenta contribui para determinar a causa mais provável de um problema ou o fator mais relevante de um resultado desejado.
O conceito abordado na questão trata do Diagrama de Ishikawa.
QUESTÃO CERTA: O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade por meio da qual podem ser levantadas as causas do atraso no atendimento ao cidadão de uma organização pública, por exemplo.
QUESTÃO ERRADA: Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão de processos é o diagrama de causa e efeito, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos.
CEBRASPE (2012):
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de Ishikawa é recomendado para avaliar os principais aspectos e recursos valiosos que permitirão que os processos e projetos possam ter sucesso quando colocados em prática nas organizações.
Sobre o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de “causa efeito”:
-É uma importante ferramenta de Gestão da Qualidade.
-É uma ferramenta utilizada quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema.
-Possibilita a hierarquização destas possíveis causas.
–> Desta forma, o item encontra-se errado, pois o diagrama de Ishikawa é utilizado para visualizar todos os fatores que podem estar provocando os defeitos em um processo.