QUESTÃO CERTA: O diagrama de Pareto sugere atenção aos elementos críticos do processo, pressupondo que poucas causas são responsáveis pela maior parte dos problemas.
QUESTÃO CERTA: Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes. Nessa situação, uma das ferramentas que o administrador poderá empregar é o: diagrama de Pareto.
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.
Diagrama de Ishikawa: descobrir as causas dos problemas (causa e efeito do problema).
Diagrama de Pareto: identificar quais problemas são mais críticos. (80 – 20)
QUESTÃO CERTA: As ferramentas básicas da qualidade podem ser aplicadas em muitas situações de mercado com objetivos específicos. Uma dessas ferramentas, quando usada adequadamente, permite identificar e visualizar as causas (ou problemas) mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre elas. Tal ferramenta é denominada: Diagrama de Pareto.
QUESTÃO CERTA: Segundo Maranhão e Macieira (2010), qual é a ferramenta utilizada para análise e melhoria do processo que prioriza as ações à medida que os recursos são usualmente escassos e as demandas, por natureza, são ilimitadas? Pareto ou Gut.
QUESTÃO CERTA: O denominado Diagrama de Pareto constitui uma ferramenta que: considera que nem todos os itens merecem a mesma atenção da administração, eis que 80% do volume de problemas é constituído por apenas 20% de eventos causadores.
QUESTÃO ERRADA: O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem crescente, da esquerda para a direita, o que permite a priorização dos problemas.
– Ferramenta de Qualidade utilizada para ressaltar a importância dos dados/variáveis que se consideram vitais em contraste com os muitos assuntos triviais;
– Técnica que mostra em ordem DECRESCENTE, da esquerda para a direita, a contribuição relativa de cada item sobre o efeito total.
QUESTÃO CERTA: O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.
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80/20 exatamente como descreve a questão.
Prioriza oportunidades (os 20 que geram os 80);
Facilita a tomada de decisão (prioriza os 20 que são essenciais em vez de alocar esforços e recursos nos 80 “improdutivos”)
QUESTÃO CERTA: A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. Para construí-lo, é utilizado o gráfico que: coloca em ordem os problemas e suas frequências do maior para o menor, a fim de dar prioridade àquele que deverá ser resolvido com maior urgência.
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta a função do diagrama de Pareto como instrumento para a gestão da qualidade: ordenar as causas dos atrasos e deficiências conforme a gravidade ou frequência da ocorrência.
QUESTÃO CERTA: Os diagramas de Pareto são utilizados como forma de análise para direcionar os recursos às categorias de materiais que mais giram no estoque.
Pelo fato do Pareto ser a relação 80/20, ou seja, considera-se que 80% do valor está concentrado em 20% dos itens. Logo, são os itens que mais giram no estoque, melhor dizendo, são os itens mais utilizados no estoque.
QUESTÃO CERTA: Caso se pretenda descrever graficamente os itens responsáveis pela maior parcela dos problemas no âmbito da recepção de um órgão público, poderá ser utilizada a ferramenta de gestão da qualidade denominada diagrama de Pareto.
CEBRASPE (2009):
QUESTÃO ERRADA: O gráfico de controle fornece uma visualização gráfica dos problemas apresentados e sinaliza quais são os principais problemas a serem resolvidos em primeiro lugar.
Diagrama de Pareto!
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Um gestor da IMBEL utiliza a ferramenta conhecida por Diagrama de Pareto na gestão de qualidade de seu setor, obtendo grande sucesso com essa abordagem. Em vista disso, o Diretor-Presidente solicita maiores informações do gestor sobre essa abordagem, considerando a possibilidade de expandir seu uso para outras áreas de empresa. Assinale a opção que indica um aspecto positivo do Diagrama de Pareto: A identificação das causas prioritárias dos problemas.