QUESTÃO ERRADA: O desempenho organizacional — capacidade de uma organização atingir suas metas — pode ser medido por meio da eficácia organizacional, que se refere ao montante de recursos utilizados para o alcance dos propósitos organizacionais.
Parte superior do formulário
A eficácia de uma organização refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade do cliente por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços). Já quanto à eficiência, é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nesses termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante.
– eficácia é uma medida do alcance de resultados.
– eficiência é uma medida da utilização dos recursos no processo.
QUESTÃO CERTA: O desempenho organizacional está vinculado a uma complexa organização de critérios, tais como eficiência, eficácia, qualidade, produtividade, qualidade de vida no trabalho, inovação e lucratividade; mas pode-se conseguir também uma medição por processos individuais, ou agrupando-os, ou interagindo-os com o ambiente.