Depreciação e amortização DRE

0
1478

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta despesas que, nas demonstrações de resultado das empresas regidas pelo regime de competência, são deduzidas para fins de cálculo do imposto de renda, mas não exigem nenhum desembolso: amortizações e depreciação

A depreciação e amortização se referem à alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil, ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade do mesmo, seja por ação da natureza ou obsolescência. A quota a ser lançada desse item deve ser registrada na escrituração contábil da empresa, como um custo operacional sendo deduzidas para fins de cálculo do imposto de renda, mas não exigem nenhum desembolso.

Prestem atenção à parte que diz “despesas que são deduzidas (…) mas que não exigem nenhum desembolso”!! São despesas meramente contábeis, logo, não representam fluxo de caixa negativo para a entidade, apesar de serem reconhecidas para efeitos de apuração do resultado econômico.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O desgaste de um bem do ativo imobilizado ocasiona redução no resultado líquido.

Imobilizado — 100

Depreciação acumulada (10)

Contabilização da Depreciação Acumulada para chegar ao valor contábil do ativo imobilizado:

D – Depreciação (resultado) — 10

C – Depreciação acumulada (red. ativo)

Tal fato diminui o resultado líquido (entendido aqui como resultado operacional líquido)