Decreto lei 200 e administração gerencial

0
422

Última Atualização 12 de março de 2021

O Decreto 200/67 caracteriza a primeira reforma GERENCIAL, visando a descentralização administrativa.

QUESTÃO CERTA: É correto considerar que as primeiras tentativas de implantação da administração gerencial no Brasil remontam à década de 1960.

QUESTÃO CERTA: A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.

QUESTÃO ERRADA: A administração pública gerencial, alternativa ao Estado burocrático, foi originalmente proposta por governos europeus e não chegou a ser adotada no Brasil.

O item está errado, pois a administração pública gerencial existe no Brasil. Desde o PDRAE, diversas reformas ocorreram, aumentando a eficiência e direcionando a atuação administrativa para o cidadão. Há muito para se fazer, mas com certeza o modelo foi adotado no Brasil.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A edição do Decreto-Lei no. 200/1967 é considerada como o primeiro momento da administração gerencial na Administração Pública no Brasil.

QUESTÃO ERRADA: Em 1995, com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

Segundo o PDRAE: ” A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil.”