ORDEM CRONOLÓGICA DAS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO
1903 – Administração científica
1916 – Teoria clássica da administração
1932 – Teoria das relações humanas
1940 – Teoria da burocracia
1947 – Teoria estruturalista
1951 – Teoria dos sistemas
1954 – Teoria neoclássica da administração
1957 – Teoria comportamental na administração
1962 – Desenvolvimento organizacional
1972 – Teoria da contingência
1990 – Novas abordagens
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: Relacione as abordagens da Administração listadas a seguir às características que melhor as representam.
- Abordagem clássica
- Abordagem estruturalista
- Abordagem comportamental
- Abordagem sistêmica 5. Abordagem contingencial
(1) Reúne abordagens com foco na tarefa e na organização racional do trabalho e com foco na estrutura organizacional e em princípios da administração.
(5) Considera que as condições do ambiente levam à escolha das técnicas administrativas em busca da consonância na prática organizacional.
(4) Compreende a organização como um sistema aberto, influenciado pelas questões internas, mas também por fornecedores, clientes, concorrentes, governo, dentre outros.
(2) Expande a visão intraorganizacional para um perspectiva interorganizacional, calcada na influência da teoria da burocracia.
(3) A gestão é considerada dependente das características de quem administra, como foco na interação entre indivíduo e organização, interação esta que é, muitas vezes, fonte de conflitos organizacionais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada: 1, 5, 4, 2 e 3.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: A Administração Científica é a escola mais recente nas teorias em administração, sendo a mais adotada nas organizações nos dias atuais.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A teoria das relações humanas surgiu em: 1930 e focava os efeitos das condições ambientais sobre a produtividade.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: O paradigma pós-burocrático partiu da crença de que todas as práticas burocráticas eram inadequadas e deveriam ser eliminadas em um futuro modelo de gestão administrativa.
Nem todas as práticas burocráticas eram inadequadas. Vale ressaltar que o modelo Gerencial se apropria de muitos princípios da Burocracia, tais como: impessoalidade, meritocracia, competência técnica, profissionalização, dentre outros.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: A criação de cadeias de comando, de descentralização de atividades e de assessoramento técnico são funções administrativas originárias da abordagem contingencial em razão do crescimento das organizações e do aumento da competitividade.
JUSTIFICATIVA CEBRASPE: “Divisão do trabalho, departamentalização funcional, cadeia de comando, descentralização, assessoria e outros princípios de organização são perenes. O crescimento das organizações, o aumento da competitividade e a necessidade de inovar continuamente, entre outros fatores, forçaram o desenvolvimento de soluções estruturais que renovaram os princípios clássicos, sem, no entanto, revogá-los. Portanto, a afirmativa está errada, pois as cadeias de comando, de descentralização e de assessoramento existem desde o início do século XX. A abordagem contingencial tem como referência a década de 60 do século passado“
Lembre-se: De acordo com Chiavenato (2003), os princípios clássicos, apesar das críticas, nunca foram totalmente abolidos, isto é, até hoje as organizações contemporâneas fazem uso de tais princípios, ainda que passem por alguma espécie de reformulação.