Última Atualização 20 de janeiro de 2022
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: A liderança, um dos critérios de excelência que compõem o modelo de excelência da gestão, aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e ao controle externo sobre a direção dessa organização.
Os oito Critérios de Excelência referem-se a:
- Liderança– Aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
- Estratégias e Planos– Aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
- Clientes– Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
- Sociedade– Aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
- Informações e Conhecimento– Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
- Pessoas – Aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
- Processos– Aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
- Resultados– Aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Julgue o item a seguir, com relação às ferramentas para o gerenciamento de processos, ao Prêmio Nacional da Qualidade e aos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Aspectos relativos à liderança, pessoas e resultados fazem parte dos critérios de excelência que servem para mensurar o nível de administração de uma organização concorrente ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.
São oito dimensões (critérios) que compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), são eles:
-
Governança,
-
Estratégias e planos,
-
Público alvo,
-
Interesse público e cidadania,
-
Informação e conhecimento,
-
Pessoas,
-
Processos
-
Resultados.