Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) — a qual tem como objetivo estabelecer estratégias para desenvolver as organizações do país, com vistas ao aumento de competitividade — são fundamentados no modelo de excelência em gestão pública, metodologia de avaliação, auto avaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão.
Negativo. Os critérios de excelência da FNQ estão fundamentados no MEG e com base no MEG que surgiu o MEGP. “Existem diferenças marcantes em relação aos critérios do FNQ – quanto ao conteúdo avaliado nos critérios de excelência em gestão pública.” – PALUDO, 2016.
QUESTÃO CERTA: Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo queParte superior do formulário
os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
QUESTÃO CERTA: Um dos mais conhecidos modelos de gestão de qualidade, que, com as adaptações correspondentes, vem sendo aplicado na busca de excelência no âmbito da Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ, segundo o qual Parte superior do formulário
são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação.
QUESTÃO CERTA: Constituem, dentre outros, critérios do modelo de excelência em gestão da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade: liderança, relacionado à governança pública e à governabilidade da organização, incluindo aspectos relativos à equidade e transparência.
QUESTÃO CERTA: De acordo com os conceitos de excelência predicados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), bem como as metodologias e ferramentas por ela disponibilizadas: os critérios de excelência da Fundação, divididos em subitens, oferecem uma pontuação que permite que as organizações públicas ou privadas avaliem, elas próprias, seu grau de excelência.